Manchester United vs Liverpool - Super Domingo na Premier League

Pode o United travar o Liverpool em Old Trafford?

O grande jogo da Rodada 9 na Premier League será um jogaço, com o Manchester United acolhendo o Liverpool em Old Trafford no Domingo, com o United desesperando por pontos e o Liverpool buscando sua nona vitória em nove partidas. Nosso Especialista faz uso dos dados de gols esperados para prever o jogo e fornecer a melhor aposta.

"O Liverpool também parece forte na defesa, mas vem sofrendo para gerar tantas chances privilegiadas quanto esperado, portanto podem acabar sofrendo para marcar aqui."


Dados de Gols esperados (xG) do Manchester United

Mas que situação complicada em que o Manchester United se encontra...

Após oito partidas na liga, eles estão em 12º na tabela e com somente duas vitórias conquistadas - mesmo que contra o Leicester (4º) e Chelsea (5º) em Old Trafford - os deixando já cinco pontos atrás do top-seis.

Eles estão apenas dois pontos acima da zona do rebaixamento, com muitos sugerindo que suas atuações e placares vêm sendo tão ruins que o United pode ser arrastado até à batalha pela sobrevivência, porém isso é algo exagerado.

Recentemente, elaborei um artigo durante a pausa internacional, analisando o que se ia passando com o Manchester United esta temporada - pode ser encontrado aqui - e as duas principais conclusões foram que; o United tem um dos quatro melhores processos defensivos na liga, porém um ataque de meio da tabela.

Vamos começar por nos focar nos aspetos negativos - o seu ataque.

Eles vêm sendo dizimados por lesões de jogadores importantes (Paul Pogba e Anthony Martial) e outros elementos importantes na contribuição ofensiva que foram vendidos ou emprestados certamente estariam melhorando o que temos visto (Romelu Lukaku e Alexis Sánchez).

Esses dois fatores vêm contribuindo decisivamente para aquilo que tem sido um ataque fraco, com o United gerando uma média de somente 1.15 xGF (gols esperados a favor) por partida sem penalidades, e forjando somente seis 'grandes' chances sem penalidades em oito partidas.

19-10-7_pl_big_chances_created.png
Grandes chances geradas (sem penalidades) na Premier League 19/20

Então, tudo isso nos diz - especialmente com Paul Pogba sem certezas de retorno nesse Domingo - que o United deverá causar poucos problemas para a defesa do Liverpool.

Porém, felizmente para o United, seu processo defensivo vem sendo um dos melhores em toda a liga até ao momento.

O time de Ole Gunnar Solskjær consentiu somente 0.92 xGA (gols esperados contra) por partida nessa temporada, então as contratações de Aaron Wan-Bissaka e Harry Maguire estão resolvendo alguns de seus problemas.


Afortunadamente para o United, Wan-Bissaka deve estar apto para a partida, assim como Luke Shaw que deve retornar, porém David de Gea estará de fora após se machucar pela seleção espanhola, mas Sergio Romero é claramente o melhor goleiro reserva na Premier League.

A questão aqui é que, o processo defensivo do United deve se manter igualmente forte nesta partida, mantendo assim as coisas renhidas pelo menos e alimentando suas chances de extrair algo positivo no ataque.

mun_vs_liv_shot_map_18-19.png
Mapa de Chutes do Manchester United vs Liverpool em 2018/19

Eu estou esperando que o United consiga uma atuação similar aquela que vimos no jogo da época passada - que terminou sem gols - e como pode verificar no mapa de chutes acima, o United limitou muito bem os candidatos ao título Liverpool, porém também ofereceu pouco em termos ofensivos.

Poderíamos chamar a isso uma 'lição tática de Mourinho', mas isso já aconteceu com Solskjaer liderando o time, e uma atuação e placar similar irá definitivamente ser vista como um sucesso nesse Domingo.

Rivaldo_image_update.jpg

Dados de Gols esperados (xG) do Liverpool


Quem poderia pensar que o Liverpool chegaria a Old Trafford à Rodada 9 da Premier League já com uma vantagem de oito pontos sobre os campeões Manchester City?

Oito vitórias em oito partidas na liga significam que eles estão fugindo no topo da tabela, e uma vitória aqui iria igualar o recorde de vitórias consecutivas do Manchester City na Premier League (18).

A equipe de Jurgen Klopp continua sendo excelente em quase todos os aspetos do jogo, e é difícil sugerir que alguém será capaz de os travar nesse momento, porém é importante atentar que eles até vêm sendo algo afortunados esta temporada.

De acordo com os gols esperados, o Liverpool vem sendo o segundo melhor time na liga, atrás do Manchester City, graças a alguns placares afortunados contra Southampton (xG: SOU 2.64 - 1.46 LIV) e Chelsea (xG: CHE 1.54 - 1.08 LIV).

live_two_shot_maps_vs_sou_and_che.png
Mapas de Chutes do Liverpool vs Southampton e Chelsea

Apesar disso, os dados estatísticos do Liverpool são fantásticos, pois eles estão gerando em média 2.15 xGF e 1.08 xGA por jogo na temporada, confortavelmente acima do terceiro, o Chelsea.

Mas existem ainda duas críticas a esse time do Liverpool.

Primeiro, defensivamente eles estão parecendo mais vulneráveis. Sua percentagem de partidas sem consentir na época passada (53%) baixou, com o time só conseguindo isso em duas ocasiões (25%), e seu registo de xGA por jogo também crescendo de 0.86 em 18/19, para 1.08 em 19/20. Então, seus oponentes estão conseguindo gerar algumas chances contra eles.

O retorno de Alisson Becker pode ajudar a melhorar esses dados, e claro que o facto de estarem enfrentando um apagado ataque do United poderá sugerir que eles têm uma boa chance de registar uma partida sem tomar gols.

Em segundo lugar, eles não estão criando tantas 'grandes' chances sem penalidades (35% de probabilidade ou mais) por jogo esta temporada (1.25).

Ao fim de oito partidas, os líderes da liga geraram somente 10 grandes chances para marcar, o que é surpreendentemente baixo tendo em conta sua força ofensiva, e seu alto número de xGF por jogo (2.15).

Comparando isso com o total de 24 do Manchester City, e o total de 13 do Everton, e de repente se torna questionável se o ataque do Liverpool está sofrendo para quebrar as defensivas contrárias, estando antes dependendo de tentativas de baixa probabilidade para conseguir seus gols - o que será insustentável ao longo da temporada.

Então, persistem dúvidas sobre este time do Liverpool, mesmo que eles sigam com um sensacional registo 100% vitorioso na liga.
Não há dúvida de que eles estão numa bem melhor situação que o Manchester United de momento, e isso é comprovado no gráfico em baixo, mostrando como o mercado das apostas tem visto o encontro entre Manchester United e Liverpool em Old Trafford ao longo dos anos.

historic_odds_mun_vs_liv.png
Como o Mercado vem vendo o Manchester United vs Liverpool em Old Trafford (05/06 - presente)

O Liverpool chega nessa partida, em Old Trafford, mais curto que o Manchester United algum vez esteve nos últimos 15 anos, mostrando como se alterou o poder entre as duas equipes.

Conseguirão eles fazer jus ao novo estatuto?

mun_vs_liv_pre_match_probs.png
Chances pré-jogo do Manchester United vs Liverpool

Conclusão

Todos nós sabemos que o Manchester United está sem alguns jogadores importantes no ataque nessa partida, porém não é aí que sua força tem residido, com seu processo defensivo sendo o melhor na liga.

O Liverpool também parece forte na defesa, mas vem sofrendo para gerar tantas chances privilegiadas quanto esperado, portanto podem acabar sofrendo para marcar aqui. O Liverpool está muito curto para vencer o encontro - 1.748/11 (58%) no Intercâmbio - e o Infogol calcula que eles tenham probabilidades de 46% de vencer o jogo a 2.17, sugerindo que tem valor apostar contra o Liverpool.

Aposta contra o Liverpool a 1.748/11 em partida cerrada, e tal como disse anteriormente, eu não ficaria surpreso em ver o United jogar do mesmo modo que fez na época passada naquele aborrecido empate sem gols.