Guia de Equipa para o Mundial 2014: Alemanha

Conseguirá a Alemanha vencer, finalmente, um Mundial sob o comando de Joachim Low?

A Alemanha tem um registo recente bastante consistente em torneios desta dimensão, mas ainda não conseguiu ir até ao final sob o comando do técnico Joachim Low. Kevin Hatchard acredita que eles podem, pelo menos alcançar as Meias-Finais no Brasil.

"As recentes performances da Alemanha em Fases Finais são muito fortes, já que chegaram às Meias-Finais nos últimos três Campeonatos do Mundo e dois Campeonatos da Europa."

Alemanha para chegar às Meias-Finais @ [2.26]


Caminhada até ao Brasil

Como perspectivado, a Alemanha garantiu a sua 16ª presença consecutiva em Fases Finais de Mundiais com todo o estilo. Venceram nove dos 10 encontros de qualificação, marcando 36 golos e terminando com mais oito pontos que a segunda classificada, a Suécia.

O único jogo que a Alemanha não venceu funcionou como alarme, pois desperdiçaram uma vantagem de 4-0 diante da Suécia em Berlim, e acabaram por consentir o inacreditável empate a quatro golos. Foi um colapso defensivo de todo impensável que, ainda assim não levantou muitas dúvidas em relação à qualidade defensiva da equipa.


O Treinador

O treinador da Mannschaft viveu dois anos como assistente de Jugen Klinsmann, antes de assumir as rédeas em 2006. O alemão de 54 anos liderou o seu país em três Fases Finais de torneios, e chegou pelo menos às Meias-Finais em todos eles. Ele renovou o seu contrato recentemente que o salvaguarda até ao Europeu de 2016, mas um falhanço em chegar até aso últimos quatro no Brasil pode originar uma saída precoce. 

Joachim Low gosta de um Futebol excitante, de ataque, mas ele precisa agora de provar que o seu estilo de jogo pode ganhar competições. Ele é popular entre os adeptos alemães, mas recebe críticas persistente da imprensa, que questionou as suas opções tácticas e fez questão de lembrar o seu falhanço em construir uma defesa realmente imperial. Ainda assim, Low aparenta ser relaxado e bem disposto, um pouco vigoroso quando necessário, e até fez algumas chamadas de atenção a alguns jogadores na preparação para o Mundial.  


Jogadores Chave

A Alemanha tem alguns dos jogadores mais fortes do Mundo à sua disposição. O Guarda-redes Manuel Neuer é legitimamente considerado como um dos jogadores mais fiáveis do planeta. Aos 28 anos, já ajudou o Bayern de Munique a vencer a Liga dos Campeões, a Bundesliga, a Taça da Alemanha e o Mundial de Clubes, sendo que as estatísticas Opta nos dizem que nenhum guardião na Alemanha tem melhor percentagem de defesas (80%) esta época. Ele comanda a área de forma superior, e quase que erradicou a sua anterior tendência em cometer alguns erros de circunstância. A sua lesão no ombro deve ser facilmente debelada antes do jogo de abertura frente a Portugal.

O capitão Philipp Lahm está a caminho de recuperar de uma lesão num tornozelo que contraiu na Final de Taça da Alemanha, e é vital para o progresso da Alemanha. Pep Guardiola descreveu o experiente defesa como o jogador mais inteligente com que alguma vez trabalhou, o que é um grande elogio quando se olha à qualidade dos jogadores que o espanhol já treinou.
Lahm é um grande líder, tem energia de sobra, qualidade de passe, bom defensor e é mais criativo do que muitos pensam. Ele até se adaptou a médio-centro esta época mas deve reverter para defesa-direito na Alemanha. Muito irá depender da situação física dos médios centro - Schweinsteiger tem tido uma série de problemas, enquanto Lars Bender e Gundogan estão ambos postos de parte.

Quem pode aproveitar essa brecha é Sami Khedira, apesar da ausência de seis meses com uma grave lesão no joelho. Ele voltou a ser titular na Final da Liga dos Campeões, ajudando o Real Madrid a vencer o troféu pela 10ª vez.
Irá necessitar de muito treino para voltar ao seu melhor, mas está fresco e a sua capacidade de reucperar bolas pode ser uma importante plataforma para os criativos que estarão à sua frente.

A Alemanha tem muito poder de fogo. O atacante do Borussia Dortmund Marco Reus terminou a época em grande forma, foi nomeado jogador do ano na Bundesliga pelos seus companheiros de profissão, e apontou 23 golos e assistiu 17 vezes em todas as competições.

Mesut Ozil e Mario Gotze tiveram épocas de altos e baixos no seus clubes mas continuam capazes de desbloquear defesas, enquanto que a excelente movimentação de Thomas Muller e enorme vontade de vencer pode torná-lo numa genuína ameaça ofensiva. 

O velho cavalo de batalha de 36 anos, Miroslav Klose, está apenas a um golo do recorde de Ronaldo em Campeonatos do Mundo de 15 golos, mas continua por saber até que ponto as suas recentes lesões o poderão impedir de se envolver nas escolhas do treinador.


Tema de Discussão

Muito se tem escrito em relação à onda de lesões na Alemanha, mas alguns incidentes extra-futebol também chamaram a atenção. O treinador Low foi recentemente banido de conduzir devido às suas persistente multas, enquanto que o jogador Grosskeurtz esteve nas manchetes por razões pouco simpáticas. Primeiro, foi acusado de atirar um Kebab a um adepto do Colónia numa saída à noite, e depois foi apanhado a urinar na entrada de um hotel após a derrota do Dortmund contra o Bayern de Munique na final da Taça da Alemanha.

Há poucos dias atrás, Howedes e Draxler foram vítimas, na condição de passageiros, de um acidente automóvel. Eles participavam num evento promocional juntamente com a estrela da F1 Nico Rosberg, e um dos carros das filmagens feriu dois pedestres que não eram esperados tão perto. O acidente continua a ser investigado, e apesar dos jogadores terem sido envolvidos não se aleijaram, mas seria surpreendente se um assunto tão sério não tivesse algum impacto na equipa.


Melhor Aposta

A Alemanha está actualmente a [7.4] no mercado para Vencedor do Torneio, apenas com o Brasil e a Argentina a valerem menos. Estão a [1.65] para vencer o Grupo G, com Portugal, Gana e Estados Unidos como adversários. Poderá dizer-se que é um pouco curto para meu gosto, já que muito dependerá do jogo de abertura frente aos pupilos de Paulo Bento. Se Cristiano Ronaldo estiver a 100% (estou a pensar naquele incrível hat-trick à Suécia), então a Alemanha pode ter um teste à sua duvidosa fiabilidade defensiva.

No entanto, mesmo que a Alemanha entre mal, eles serão demasiado fortes para o Gana e Estados Unidos. E quando estiverem na fase a eliminar, deverão começar realmente a aquecer. É difícil ignorar as recentes performances da Alemanha, já que chegaram às Meias-Finais nos últimos três Campeonatos do Mundo e dois Campeonatos da Europa.
Possuem uma equipa muito forte recheada de talento atacante, e apesar das dúvidas em relação a sua solidez defensiva, eu penso que os [2.26] a favor da sua chegada às Meias-Finais são perfeitamente razoáveis.


Aposta de Valor

Dada a soberba forma de Marco Reus no final da temporada, e o facto de ter sido o segundo melhor marcador na qualificação europeia com sete golos, fico surpreso por vê-lo negociar a [65.0] no mercado para Melhor Marcador. Eu espero que ele seja titular na Alemanha no flanco esquerdo do ataque, e um início a marcar no torneio pode fazer esse valor descer vertiginosamente.

Thomas Muller apontou cinco golos quando conquistou a Bola de Ouro na África do Sul em 2010, e é também um jogador a ter em conta a preços tão interessantes [36.0] para liderar a tabela dos goleadores.