Guia de Equipa para o Mundial 2014: Bélgica

Ver mercado

Michael Lintorn examina aquela que é uma das mais fascinantes formações deste Campeonato do Mundo. As suas quotas variaram dos [200.0] até aos [21.0], mas será que estão mesmo com legítimas hipóteses de entrar na discussão do título?

Bélgica para ser eliminada nos Oitavos de Final @ [2.36] - "Alemanha, Portugal, Gana ou Estados Unidos, todos participantes em 2010, possuem maior experiência e conhecimento neste tipo de torneios e podem, perfeitamente aniquilar o sonho belga."

Caminhada até ao Brasil

Olhando friamente poderás pensar que a Bélgica teve uma campanha de qualificação fácil, sem qualquer equipa de elite a opor-se ao seu brilhantismo no Grupo A da qualificação UEFA.

Mas, no início da campanha este foi descrito como um grupo muito equilibrado, sem qualquer real favorito em relação às outras equipas presentes. A Sérvia esteve no último Mundial, a Croácia brilhou no Euro 2008 e 2012, o País de Gales sonhava graças a Gareth Bale, a Escócia era presença habitual em Mundiais há não muito tempo e a Macedónia faz parte daqueles locais onde ninguém se quer deslocar, fazendo-nos lembrar de equipas como o Stoke ou o Galatasaray onde é extraordinariamente difícil jogar.

Independentemente da qualidade que atribuas a esse Grupo, a verdade é que a Bélgica foi imparável, vencendo oito das dez partidas, incluindo as cinco deslocações, e concedendo apenas quatro golos. Os empates aconteceram em casa diante da Croácia e do País de Gales, o último quando o apuramento já estava selado. 


O Treinador

Marc Wilmots é um ex-internacional belga que coroou a sua carreira de sucesso, marcando 28 golos em 70 internacionalizações na posição de médio ofensivo, tendo mesmo marcado presença em quatro Mundiais quando eles tinham por hábito obter a qualificação, a sua última aparição aconteceu em 2002 já na condição de veterano e capitão de equipa.

O técnico de 45 anos está longe de ser experiente nestas andanças, tendo embarcado em algumas experiências mal sucedidas no Schalke e Sint-Truiden antes de se retirar do Futebol, assim como algumas incursões numa carreira política.

No entanto, é justo reconhecer que ele conhece melhor que ninguém esta denominada "geração de ouro" do futebol belga - incluindo o curioso caso de Eden Hazard e o cheesebueger - tendo regressado à equipa nacional em 2009 como adjunto, antes de receber a oportunidade de tomar o comando por sim mesmo no ano de 2012.


Jogadores Chave

Com 12 jogadores a alinhar na Liga Inglesa presentes nos 23 escolhidos, esses serão os jogadores mais notados pela imprensa mundial durante a competição.

Mas vamos focar-nos em cinco jogadores que Wilmots considerou absolutamente inamovíveis dos escolhidos em Abril passado: Thibaut Courtois, Vincent Kompany, Axel Witsel, Eden Hazard e Kevin De Bruyne. Sim, Kevin De Bruyne não teve muitas oportunidades no Chelsea esta época mas poderá ser igualmente influente, ao nível de Eden Hazard.

Outro jogador, não referenciado por Wilmots, mas ainda assim potencialmente fulcral para o seu sucesso é Romelu Lukaku, que foi um pouco incompreendido durante a qualificação mas que será aposta segura devido à ausência de Christian Benteke por lesão e à escassez de outras opções para o centro do ataque.


Tema de Discussão

Pode uma selecção desprovida de "pedigree" internacional vencer um Campeonato do Mundo? Poucos discordarão de que a Bélgica tem um assombro de talento em todas as áreas do terreno ao contrário de muitas outras nações - e jovem o suficiente para supor que podem entrar nas contas nos próximos anos - mas pode uma formação que não chegava a uma Fase Final de um torneio desde 2002, independentemente da experiência de clubes dos seus jogadores, triunfar na sua estreia nos grandes palcos? 

Como é sabido, a Espanha foi adicionada como novo nome lista de Campeões do Mundo em 2010, precisamente 12 anos depois da França ter feito o mesmo, ainda assim a Espanha já havia sido coroada campeã europeia e não falhava uma presença nas Fases Finais desde 1974, enquanto que a França era organizadora nessa altura, havia sido por três vezes semi-finalista e vencedora do Euro em 1998.


Melhor Aposta

Bélgica para ser eliminada nos Oitavos de Final @ [2.36] - O facto das pessoas se regozijarem com a sorte que tiveram no Grupo sorteado, ignora que esta equipa tem potencial para se bater com qualquer adversária que lhe calhasse na Fase de Grupos, portanto um início duro da fase a eliminar poderá reservar perigos pouco experimentados.

E a verdade é que a Bélgica acasalará com o Grupo G, assegurando que Alemanha, Portugal, Gana ou Estados Unidos, todos participantes em 2010, esperam por eles. Ora, qualquer uma dessas equipas possui maior experiência e conhecimento neste tipo de torneios e pode, perfeitamente aniquilar o sonho belga.


Aposta de Valor

Romelu Lukaku para ser o Melhor Marcador @ [26.0] - A lesão de Benteke deve assegurar-lhe um lugar no onze inicial e, apesar de por vezes ser bastante perdulário, ele é devastador quando está em forma, tal como aparentou estar quando facturou nos últimos dois jogos do Everton e produziu um hat-trick no amigável diante do Luxemburgo.
O jovem de 21 anos é um mestre em marcar vários golos num curto período, como o demonstram os oito marcados ao serviço da Bélgica nos últimos quatro encontros - um hat-trick e dois bis. O Grupo H apresenta a Argélia, a Rússia e a Coreia do Sul, três equipas que estão longe de o assustar.  

Ver mercado