Guia de Equipa para o Mundial 2014: Chile

Arturo Vidal é amado pelos adeptos do seu clube e País
Ver mercado

O Chile chegou ao Brasil graças a uma excelente ponta final da qualificação, e se conseguirem ter a equipa na máxima força e manter-se disciplinados podem chegar, pelo menos aos Quartos de Final na óptica de Louis Massarella...

Tendo em conta a sua péssima prestação em termos disciplinares durante a qualificação, o Chile parece bastante bem avaliado a [17.0] para ser a equipa a receber Mais Cartões durante o torneio.

Caminhada até ao Brasil

Um terceiro lugar sugere que a qualificação do Chile foi confortável na zona sul-americana, mas foram precisas cinco vitórias e um empate nos últimos seis encontros para assegurar um acesso automático. Antes disso, a falta de estabilidade na defesa e a indisciplina ameaçaram que uma talentosa geração chilena ficasse fora do Mundial e, assim impossibilitada de mostrar o seu valor.


O Treinador

Jorge Sampaoli resgatou o Chile da fase de qualificação com vida após uma desastrosa serie de maus resultados sob o comando do seu anterior técnico, Claudio Borghi.
Tal como o seu compatriota argentino Marcelo Bielsa, que levou o Chile aos Oitavos de Final da África do Sul, Sampaoli é a favor de um futebol pressionante, com um ataque repentino e veloz, e faltas cirúrgicas para travar os seus opositores nas aproximações à sua área.

Sampaoli é um dos poucos treinadores no torneio que irá utilizar um trio de defesas, uma abordagem que pode ir de devastadora a suicida, tal como o prova o modesto difenrencial de golos de +4 na fase de qualificação. No entanto, a sua formação irá muito certamente ser interessante de observar.


Jogadores Chave

Enquanto a cirurgia ao joelho esquerdo de Luis Suarez faz as manchetes, Arturo Vidal passou por um processo semelhante no início do mês de Maio, e o médio todo-o-terreno será tão importante para a sua equipa quanto é o avançado uruguaio no seu país.

Juntamente com o jogador do Barcelona Alexis Sanchez e Eduardo Vargas - que impressionou ao serviço do Valência, emprestado pelo Nápoles, na fase final da temporada - ele será uma das maiores ameaças do ataque chileno, se recuperar convincentemente. Este trio partilhou 14 golos durante a fase de qualificação da CONMEBOL.

Presta também atenção ao médio do Cardiff City, Gary Medel, que joga a defesa pelo Chile - uma indicação clara da ofensiva abordagem táctica desta equipa. 


Tema de Discussão

Conseguirá o Chile manter a sua disciplina? Uma equipa muito enérgica e altamente pressionante pode, por vezes entrar num corropio de faltas, e as suspensões quase lhes custaram a qualificação, com Vidal e Medel entre o leque de jogadores que viu o cartão vermelho. Se o Chile conseguir manter a sua cabeça tão saudável quanto trata a posse de bola, então poderão ser sérios candidatos aos Quartos de Final ou, quem sabe até mais além.


Melhor Aposta

Tendo em conta a sua péssima prestação em termos disciplinares durante a qualificação, o Chile parece bastante bem avaliado a [17.0] para ser a equipa a receber Mais Cartões durante o torneio.


Aposta de Valor

Quotas de [5.0] para o Chile vencer o Grupo B à frente da Espanha e Holanda? Jamais em tempo algum, aí está uma boa oportunidade de Apostar Contra.


Ver mercado