Guia de Equipa para o Mundial 2014: Colômbia

A Colômbia desespera pela recuperação do seu goleador, Radamel Falcao
Ver mercado

Depois de uma campanha bastante forte durante a qualificação, a [38.0] a Colômbia é considerada uma das equipas com mais probabilidades de ir longe no Mundial. O perito de futebol sul-americano, Ed Malyon analisa como é que a equipa se pode sair no Brasil e escolhe as melhores apostas... 

"Não vais comprar uma casa nova com isto, mas nenhuma equipa no Grupo C está sequer perto da Colômbia e os [1.98] para vencer o seu grupo parece uma aposta simples. "

Caminhada até ao Brasil

Parece incrível, mas já passaram 16 anos desde que a Colômbia se qualificou para um Mundial, e agora está de volta e tem o estatuto de candidato surpresa. 

Falhou a qualificação para o Mundial de 2002 por um golo de diferença, e quatro anos mais tarde também falhou por pouco, quando o Uruguai venceu a Argentina no último jogo e os ultrapassou por um ponto. Foi também por um ponto que não foi à África do Sul. 

Desta vez, sem o Brasil na ronda de qualificação, estava em muito melhor posição de atingir o objectivo, mas acabou em segundo no grupo por mérito próprio e não apenas pela ausência da equipa Canarinha. O actual plantel está sobretudo baseado na Europa e tem uma óptima qualidade, apesar do facto não ter ajudado em 2011, na Copa América na Argentina, onde foi (mais uma vez) considerada a candidata surpresa, mas desapontou, sob o comando de Leonel Alvarez. 

Este permaneceu no lugar, mas após outro fraco início durante a qualificação, Alvarez foi demitido e o seu substituto passou a ser o antigo seleccionador da Argentina, Jose Pekerman. A transformação desde a sua chegada foi excepcional, e exibições como o 4-0 contra o Uruguai puseram as pessoas a acreditar que a Colômbia pode ser uma das surpresas no Brasil, com condições que lhe são familiares e com o melhor avançado do mundo a liderar a equipa (se estiver em forma, claro). No fim, a qualificação não foi difícil e os resultados positivos contra 10 países de topo são prometedores.  


O Treinador

Jose Pekerman é extremamente popular na América do Sul e o argentino fez um óptimo trabalho desde que assumiu o comando dos "Cafeteros".

Pekerman resolveu os dois maiores problemas que tinha, conseguiu criar a melhor defesa do continente ao mesmo tempo que oferecia o apoio necessário a Radamel Falcao. A lesão recente do avançado do Monaco é um novo problema e rouba-lhe o jogador talismã, mas felizmente é uma área em que tem uma grande variedade de opções.

Tacticamente inteligente, Pekerman pode não ser mundialmente conhecido mas é um óptimo treinador, capaz de surpreender a elite.
 

Jogadores Chave

Na ausência de Falcao, alguém vai ter de se chegar à frente e marcar golos para a Colômbia. Teo Gutierrez marcou seis ao lado do seu colega mais famoso durante a qualificação, um número razoável, mas não é um titular garantido.

Se Pekerman mudar para uma forma mais conservadora de um avançado, então a responsabilidade de fazer um torneio revelação e tornar-se uma estrela mundial cairá sobre o jovem James Rodriguez. A fantástica primeira época em França augura um bom Verão ao médio ofensivo.


Tema de Discussão

Quem vai ser titular? Carlos Bacca foi brilhante na vitória do Sevilha na Liga Europa e também causou problemas na La Liga. Jackson Martinez passou o ano a marcar golos no Porto, Luis Muriel impressionou em Itália e a equipa nacional tem um jovem colega chamado Victor Ibarbo. Adrian Ramos foi a sensação da Bundesliga e vai jogar no Dortmund depois do Brasil.

E isto antes mesmo de mencionarmos a actual primeira escolha da dupla atacante: Falcao e Teo Gutierrez.

Infelizmente, este impressionante nível de profundidade não é igualado no resto do campo e a equipa de Pekerman tem falta de jogadores de topo fora do onze inicial, tanto na defesa como no meio-campo.


Melhor Aposta

Não vais comprar uma casa nova com isto mas nenhuma equipa no Grupo C está sequer perto da Colômbia e os [1.98] para vencer o seu grupo parece uma aposta simples.

Muito provavelmente terá uma boa luta pelo segundo lugar nesse grupo, e a Costa do Marfim pode achar que tem uma equipa igualmente boa, mas Pekerman destaca os colombianos dos seus rivais e a equipa é suficientemente boa para terminar no topo da tabela.


Aposta de Valor

A Colômbia começou devagar os seus jogos da qualificação, especialmente nos jogos fora de casa, onde chegou empatada ao intervalo em seis de oito jogos. Vale a pena apostar a favor do Empate/Colômbia no mercado Intervalo/Fim do Jogo em qualquer um dos jogos de grupo, mas sobretudo no jogo inicial - um encontro tradicionalmente cauteloso - contra uma equipa grega conservadora. O preço para esse jogo é [4.5].

Ver mercado