Guia de Equipa para o Mundial 2014: Espanha

Até que ponto confia Del Bosque nos dotes de El Nino?
Ver mercado

Os campeões em título são os quartos favoritos para erguer o troféu, mas não esperes que eles se restrinjam ao alinhamento, afirma Tobias Gourlay...

"Defesa comprovada, ataque por provar - até pode levar ao jogo no Maracanã a 13 de Julho, mas também antevejo que a estrada até lá esteja preenchida com vitórias por 1-0."

Caminhada até ao Brasil

Um pouco mais trabalhosa do que habitualmente: cederam dois empates entre as seis vitórias alcançadas pela Furia Roja no triunfo no Grupo I da zona Uefa, tendo enviado a França para o agonizante play-off.

Tal como qualquer pessoa que tenha tentado comer uma bela feijoada te dirá, manteres-te bem fechadito atrás é crucial no Brasil. Quatro vitórias e quatro jogos sem sofrer golos em quatro deslocações - e cerca de 400 anos de história - sugerem que o campeões em título estão tão bem equipados como qualquer outra das equipas europeias neste novo mundo que os espera.  


O Treinador

Vicente Del Bosque. As estatísticas Opta dizem-nos que ele soma 22v-2e-1d em jogos do Mundial (qualificação e fase final). Pelo meio, ele ainda teve tempo de vencer o Euro 2012.

Depois de ter assumido os comandos da equipa após a saída de Luis Aragones em 2008, a equipa só precisava de umas mão suaves na sucessão. E um ano depois da má prestação na Final da Taça das Confederações, eles irão procurar fazer bem melhor.

Del Bosque sofreu às mãos dos merengues - despedido após vencer a Liga dos Campeões no Real Madrid, e trazido prematuramente para substituir Aragones quando todos pensavam que o vencedor do Euro 2008 permaneceria - mas continua a ser popular e ninguém conhece um homem melhor que ele para esta função.


Jogadores Chave

Campeonato da Europa, Campeonato do Mundo, Liga Espanhola, Liga dos Campeões, montes de outras pequenas taças. Ninguém gosta dele, mas porque há-de Sergio Busquets de se importar? Bristow tinha 28 anos quando alguém o comparou a Alexandre, o Grande. Busquets ainda só tem 25.

Há outros nomes igualmente bem medalhados na equipa espanhola, mas Xavi, Iniesta e Casillas têm todos a experiência adequada neste tipo de eventos. Busquets ainda não.


Tema de Discussão

Ataque. Uma ausência de avançados de classe mundial em bom momento de forma serão a razão pela qual Del Bosque levou tanto tempo a finalizar a escolha dos seus 23.

Diego Costa é uma escolha óbvia, mas estará em condições? Fernando Torres apontou cinco golos na Taça das Confederações há um ano atrás, mas quatro deles aconteceram contra o Tahiti. El Nino disparou há uns anos atrás - este ano precisou de chegar à última jornada da Liga Inglesa para apontar o seu quinto golo na competição - e David Villa já vai com 32 anos.

Pedro Rodrgiuez foi o artilheiro da equipa na qualificação, mas não tem estofo de Bota de Ouro. Alvaro Negredo parece ter tirado alguns meses de folga e poderá continuar mais uns quantos.

Hora de Sergio Ramos se chegar à frente. Golos em momentos cruciais em hostis atmosferas de Liga dos Campeões, e níveis de dedicação à ribalta de Ronaldo. O grande palco está aí.

Além do mais, nove golos em 116 internacionalizações não é assim tão mau para um defesa central.


Melhor Aposta

Menos de 2.5 Golos onde quer que eles vão. Começando pela Holanda em Salvador no primeiro jogo do torneio.

Defesa comprovada, ataque por provar - até pode levar ao jogo no Maracanã a 13 de Julho, mas também antevejo que a estrada até lá esteja preenchida com vitórias por 1-0. A contributos cruciais de Ramos em bolas paradas.

Não tivemos mais de dois golos em 10/14 jogos competitivos da Espanha (incluindo a Taça das Confederações).


Aposta de Valor

Olha ao mercado da Espanha para ser a Melhor Equipa Europeia. Desde que o Mundial se começou a jogar em 64 encontros (1998), o número de golos por jogo vem caindo a cada nova edição.

O torneio é ganho com uma defesa inteligente, e não com a habilidade de golear equipas fracas. A Alemanha é a melhor hipótese europeia para vencer o primeiro troféu Jules Rimet em solo sul-americano. Eles marcaram mais do dobro dos golos da Espanha na qualificação e podem impressionar num grupo ligeiramente inferior, mas não fiques decidido. 

Ver mercado