Guia de Equipa para o Mundial 2014: Uruguai

Uruguai: Com ou sem Suarez?
Ver mercado

Apesar de ter necessitado de uma vitória no play-off frente à Jordânia para chegar ao Mundial, o Uruguai é visto como uma das formações que pode ir longe no Brasil. Mas como irão eles comportar-se se a sua estrela Luis Suarez não recuperar a sua forma física? Louis Massarella dá-nos a sua opinião...

Com a participação de Suarez em dúvida e questões a serem levantadas em relação à consistência defensiva da equipa, os [11.0] para que a equipa termine no fundo do Grupo D não parecem descabidos. 

Caminhada até ao Brasil

Não caias no erro de julgar que o Uruguai está mais fraco só porque precisou de um play-off com a Jordânia para chegar ao Mundial do Brasil - eles também falharam a qualificação directa na África do Sul em 2010 e só foram travados nas Meias-Finais - no entanto, há algumas razões de preocupação vindas da qualificação CONMEBOL.

O Uruguai não perdeu qualquer jogo em casa mas o desempenho fora foi muito pobre e apenas um par de vitórias forasteiras frente às equipas mais frágeis da América do Sul permitiram-lhes chegar aos play-offs, e uma diferença de golos de zero sugere grandes debilidades defensivas.
Mas a sua maior apreensão nesta altura é Luis Suarez, o melhor marcados da qualificação sul-americana com 11 golos, juntamente com uma Fase de Grupos bem dura em perspectiva que pode colocar demasiadas pedras no caminho até uma repetição do feito de há quatro anos atrás.


O Treinador

A segunda hipótese de Oscar Tabarez ao comando do Uruguai, que começou em 2006, pode ter um final atribulado se ele não for cauteloso. Um amado, e astuto táctico, ele tem admitido algum orgulho próprio ultimamente que nos faz esperar que volte a ter uma abordagem de boa organização de jogo e muito trabalho de equipa.

Mas isso só funciona se Suarez e os seus valorosos companheiros de ataque conseguirem cumprir do outro lado do campo. Mas com Diego Forlan bem longe dos seus tempos áureos e Edinson Cavani chegando ao torneio após uma época atribulada e com pouco tempo de jogo, já para não falara da lesão que vai pairando sobre Suarez, e as esperanças de Tabarez ficarão depositadas noutros que possam aparecer e surpreender. 


Jogadores Chave

É indiscutível que Suarez é crucial para as esperanças uruguaias - de uma ou outra forma e dependendo de, se e quando ele voltar e de qual será a sua condição quando entrar na equipa. Na sua ausência, a dupla do Atlético de Madrid terá de estar soberba. Diego Godin foi espantoso no centro da defesa esta temporada e a sua importância para o Uruguai é ainda maior na condição de capitão, sendo que o seu colega de defesa Diego Lugano parece começar a ficar sem pernas para estas andanças. 

O outro Atleti que terá de assumir maior protagonismo é Cristian Rodriguez que foi mais moldura no título dos colchoneros, no entanto tem aqui uma oportunidade de assumir o seu jogo numa altura em que a sua nação tanto precisa dos seus serviços.


Tema de Discussão

Quem irá substituir Suarez se o avançado do Liverpool não recuperar da sua lesão no joelho? Tabarez sugeriu que pode ser Forlan, mas aos 35 anos o ex-Manchester United pode valer mais na condição de suplente. Será que o inconstante Gaston Ramirez do Southampton pode jogar a bom nível na companhia de Rodriguez nas costas de Cavani?


Melhor Aposta

Com a participação de Suarez em dúvida e questões a serem levantadas em relação à consistência defensiva da equipa, os [11.0] para que a equipa termine no fundo do Grupo D não parecem descabidos. 


Aposta de Valor

Se o Uruguai conseguir chegar às fases mais avançadas do torneio, é evidente que Edinson Cavani terá grande contribuição nisso. Ele negoceia a [65.0] para pôr uma época atribulada para trás das costas e tornar-se no Melhor Marcador do Mundial, o que pode muito bem valer uma pequena aposta.


Ver mercado