Apostas F1 2018: Estará o valioso Bottas pronto para oferecer um sério desafio a Hamilton?

Os carros Mercedes completaram 1.040 voltas durante os testes...
Ver mercado

Ralph Ellis olhou para os números das duas semanas de testes em Barcelona e acredita ter encontrado um aposta com um grande preço para a nova temporada de F1...

"Analisa os números técnicos como quiseres – mas com probabilidades de [18.50] ou [1.72] por dois pilotos com o mesmo carro rápido, não preciso de super computadores para escolher."

Ainda bem que todas as equipas de F1 são patrocinadas por grandes firmas de IT. Duas semanas de testes geraram zilhões de Gigabites para analisar.

Já é difícil analisar os tempos das voltas e as variações ajustadas de velocidade para os componentes dos pneus que existem em todos os sites especializados. Fico todo baralhado. Agora imaginem se tivesse de analisar todos os dados reunidos em Barcelona.

Passei dois dias a ver a análise aos primeiros dados dos carros novos desta temporada, a tentar compreender o que descobrimos. Resume-se a isto - a Mercedes, que teve o carro mais rápido nas últimas quatro temporadas, é outra vez a equipa a bater.

A primeira semana mostrou que a Ferrarri e a Red Bull melhoraram imenso, e quando o tempo melhorou na segunda semana, confirmámos que ambas as equipas vão ser mais competitivas.

Mas a segunda semana também confirmou que a Mercedes, a equipa com o melhor carro no ano passado, também fez melhorias significativas. O carro deles, que era uma diva no ano passado, cresceu e tornou-se muito mais fiável. A estatística mais expressiva em Barcelona foi que a Mercedes completou 1,040 voltas.

Hamilton com probabilidades positivas


Não é surpresa que, apenas algumas semanas antes do início da temporada em Melbourne, a Mercedes esteja a [1.49] para manter o título no Campeonato de Construtores pelo quinto ano consecutivo. A Red Bull está a [5.10] e a Ferrari a [5.20].

Lewis Hamilton também está com probabilidades positivas a [1.72] para defender o Título Mundial de Pilotos. Mas pus-me a pensar - se queremos ter lucro neste início de temporada, então temos de apostar no seu colega de equipa, Valterri Bottas, com o fantástico preço de [18.50].

O finlandês caiu de paraquedas na equipa de Hamilton já no fim do Verão passado, quando Nico Rosberg decidiu abandonar a competição depois de ter ganho o título.

Ele precisa de tempo para se adaptar ao carro, com toda a pressão que estar numa equipa de topo significa, e com o delicado equilíbrio de ter de trabalhar com e contra um campeão como Hamilton.

Sem jogos psicológicos

Mesmo assim a primeira metade da temporada foi extremamente consistente, e apesar de ter ficado um bocado para trás, conseguiu recuperar. Devia ter ficado em segundo e não em terceiro, mas perdeu uma grande oportunidade no Brasil, quando começou na pole position - mas pelo menos aprendeu e venceu a última corrida em Abu Dhabi.

Este ano é inevitável que melhore ainda mais. Teve o Verão todo para pôr o carro novo ao seu gosto, em colaboração estreita com os seus engenheiros. É também muito mais maduro e acredita que tem o direito de lutar com Hamilton pelo título, em vez de se contentar com um papel secundário.

Gostei de algumas das suas entrevistas, em que esclareceu que não vai fazer o tipo de jogos psicológicos que Rosberg usava contra o britânico, mas sente-se pronto a lutar pela coroa. Hamilton começou devagar noutras temporadas em que defendeu o título, isso pode dar a Bottas uma oportunidade de começar com o pé direito.

Analisa os números técnicos como quiseres - mas com probabilidades de [18.50] ou [1.72] por dois pilotos com o mesmo carro rápido, não preciso de super computadores para escolher.

Ver mercado