Apostas GP de Espanha: Tempo de Hamilton assumir o controlo

Lewis Hamilton satisfeito após vencer em Baku...
Ver mercado

A nova temporada de F1 tem sido repleta de choques e surpresas mas Ralph Ellis afirma que a corrida desta semana oferece a Lewis Hamilton a oportunidade de estabelecer alguma ordem...

"Se há circuito onde Hamilton deve ser capaz de trazer um pouco de ordem aos acontecimentos, então esse é o de Barcelona. Esta é claramente a sua pista mais consistente, e apostar nele para ser o vencedor da corrida ao preço actual de [2.98] parece ter alguma valia."

Se eu fosse Lewis Hamilton só haveria uma coisa que desejaria esta semana no Grande Prémio de Espanha - mesmo que por essa razão se possa tornar aborrecido.

Aqui estamos, prontos a iniciar a quinta corrida da temporada de F1, e pode alguém realmente afirmar qual é o carro mais veloz ou quem deveria ser favorito ao título?

Parece que até ao momento todos os Grandes Prémios foram decididos por um erro do safety car, manobras nas pit-stops, um erro no ecrã do computador, ou no caso do Azerbeijão o que parece ter sido um erro da equipa de manutenção de pista que não terá limpo correctamente a pista, originando um furo em Valtteri Bottas quando ele deveria ter saído vitorioso.

Tem sido emocionante, isso é certo (assim como propício a aborrecer pessoas como eu que apostaram em Seabastian Vettel em Baku e ele tinha a corrida no bolso apenas para o safety car dar cabo de tudo).

Mas se estás a procurar perceber se apoiar Hamilton a [2.08] para vencer o seu quinto título do Mundial de Pilotos tem boa valia isso significa que continuas claramente na dúvida.

A pista mais consistente de Hamilton


Voltando atrás no tempo até Março quando as equipas estiveram pela última vez em Barcelona para os testes de pré-temporada e Hamilton negociava somente a [1.30] para reter o seu título. O seu carro foi significativamente o mais rápido em pista e parecia que a Mercedes estava pronta para continuar o seu domínio da era V6 turbo hybrid que começou em 2014.

Mas desde então Vettel somou três poles consecutivas, Daniel Ricciardo venceu uma corrida na China pela Red Bull, e Hamilton pode ter uma vantagem de quatro pontos na corrida ao título mas ele precisou de uma enorme porção de sorte para lá chegar.

Até o director de equipa da Mercedes Toto Wolff admite que os especialistas na sua garagem não entendem muito bem o que se tem passado. "Temos de verificar como o nosso ritmo tem sido desde a pré-época, ou se as alterações têm sido específicas dos circuitos," afirma ele.

Isso parece pessimista, no entanto, porque se há circuito onde Hamilton deve ser capaz de trazer um pouco de ordem aos acontecimentos, então esse é o de Barcelona. Esta é claramente a sua pista mais consistente, e apostar nele para ser o vencedor da corrida ao preço actual de [2.98] parece ter alguma valia.

Novo pavimento assenta à Mercedes


O novo pavimento, colocado antes do início dos testes, parece ter assentado aos carros Mercedes na pré-temporada e embora as temperaturas venham a estar mais altas do que em Março, não teremos demasiado calor. A expectativa é de cerca de 20º.

Lewis venceu aí a partir da pole position no último ano e em 2014, e tem partido da frente da grelha todos os anos desde a sua última época com a McLaren em 2012 (até então ele venceu a qualificação mas foi penalizado devido a problemas com combustível). A Mercedes como equipa tem tido a hegemonia na primeira grelha aqui em quatro dos últimos cinco anos.

É uma pista onde a velocidade de qualificação irá importar. 24 das últimas 27 corridas disputadas no Circuito da Catalunha foram ganhas a partir da primeira linha da grelha, a maior percentagem de todas as pistas tradicionais deste desporto.

Portanto, para Lewis o plano é simples. Colocar-se na frente, manter-se lá, e depois esperar finalmente por um fim-de-semana sem erros ou safety cars manhosos.

Ver mercado