Apostas GP do Azerbaijão: Más escolhas de pneus estão a tramar Hamilton

A Ferrari tem tomado melhores decisões de pneus até ao momento esta época
Ver mercado

A Mercedes falhou a vitória em três corridas consecutivas pela primeira vez na era dos híbridos. Ralph Ellis pensa que isso expôs uma fraqueza nas esperanças de Hamilton em chegar ao título...

"Até Toto Wolff, líder da equipa Mercedes, o admitiu. "Se estivermos no ponto certo o nosso carro é muito rápido," afirmou, "Mas já vivemos mais ocasiões do que a Ferrari onde os nossos pneus cedem porque está demasiado calor, ou porque está demasiado frio."

Eu sei que a "Think Tyres" tem feito uma campanha, mas vamos enfrentar as coisas, nós tendemos a leva-las como garantidas. Ok, todos nós sabemos que devemos verificar a pressão dos pneus todas as semanas, mas tu fazes isso? Não, e eu também não.

Parece que tenho passado metade da minha vida num veículo motorizado, portanto provavelmente deveria preocupar-me mais com isso do que ninguém. Mas só nas poucas vezes em que tive furos me apercebi do quão importante os pneus realmente são.

E precisei de ver as primeiras três corridas da temporada para perceber que as coisas são idênticas no mundo da Fórmula Um. Toda a gente discute os 'power ratios', a 'wheel base', o 'streamlining', mas no final de contas são aqueles círculos negros a terem enorme influência.

Esse foi certamente o caso em Melbourne, Bahrein e Shanghai onde a Mercedes tomou as decisões erradas sobre quando ou se deveria mudar os pneus de Lewis Hamilton que permitiram a Sebastian Vettel construir uma liderança precoce no Mundial de Pilotos. Após apostar no seu homem em todas as corridas, só estou mesmo preocupado sobre os erros que estão a cometer.

E este fim-de-semana parece que uma vez mais as escolhas de pneus das equipas serão cruciais quando a acção retomar para o Grande Prémio do Azerbaijão.

Outra temperatura, outros dados estatísticos


A corrida num dos mais recentes circuitos da F1 tem sido sempre disputada no final da época. No ano passado foi em Junho com as temperaturas no asfalto a atingirem em certos momentos mais de 50 graus.

Este ano foi alterada para Abril e de acordo com a meteorologia teremos tempo nublado, muita força de vento e uma temperatura que pode atingir os 17 se tiveres sorte.

Isto significa que todos os dados recolhidos pelas equipas sobre os seus pneus em relação ao circuito de Baku em 2016 e no ano passado pode não valer nada. Efectivamente, vão começar tudo de novo.

E essa é uma preocupação em particular para Hamilton, que precisa desesperadamente de uma vitória para impedir que Vettel ganhe ainda mais vantagem na luta pelo título. Após iniciar a temporada como favorito a [1.40], as suas cotações subiram até aos [2.24] enquanto Vettel desceu para [2.22].

Estratégia será decisiva


No ano passado o seu carro foi considerado uma diva, soberbo nos circuitos rápidos mas com dificuldades nas pistas com mais curvas. Desta feita muitos dos problemas mecânicos foram rapidamente resolvidos, mas os problemas mudaram para a escolha dos pneus.

Até Toto Wolff, líder da equipa Mercedes, o admitiu. "Se estivermos no ponto certo o nosso carro é muito rápido," afirmou, "Mas já vivemos mais ocasiões do que a Ferrari onde os nossos pneus cedem porque está demasiado calor, ou porque está demasiado frio."

Só para complicar a situação, a Pirelli irá disponibilizar todos os três tipos de pneu para este fim-de-semana, portanto a escolha dos mesmos voltará a ser crucial nesta corrida.

Eu penso que isso torna Vettel [3.25] na opção certa a escolher desta vez. Num circuito rápido com muitas oportunidades de ultrapassagem a superioridade estratégica da sua equipa pode fazer a diferença. A Mercedes tomou más opções em nome da sua estrela tanto em Melbourne como em Shanghai e aí verificamos uma clara fraqueza.

É um fim-de-semana crucial para Hamilton. Desde o início da era híbrida a Mercedes nunca esteve sem vencer três corridas consecutivas e um 4º Grande Prémio sem um dos seus pilotos no topo do pódio pode até mesmo significar que a sua era de domínio estará a chegar ao fim. Um Memo para a sua garagem - atenção aos pneus.

Ver mercado