Apostas ATP Tour Finals - Semifinais: Djokovic algo subestimado pelos mercados

Novak Djokovic representa alguma valia para hoje frente a Dominic Thiem...

Após a ação da fase de grupos no ATP Tour Finals, a ação de Sábado vê as duas partidas das semifinais ter lugar. Nosso colunista de tênis, Dan Weston, analisa o dia...

"Frente a Thiem, precisamos recuar até Abril de 2018 na terra batida de Monte Carlo (quando Djokovic vinha de lesão) para o encontrarmos com preço superior ao de hoje..."

Djokovic se junta a Medvedev nas semifinais


Tivemos vitórias em dois sets para Novak Djokovic e Daniil Medvedev na Sexta em Londres, com Djokovic de classificando em segundo lugar no grupo, enquanto o já classificado Medvedev venceu o grupo com três vitórias em três.

A vitória de Djokovic sobre Zverev foi bem renhida - ele só venceu 52% dos pontos da partida, o que é um número baixo para um triunfo em dois sets - e é provavelmente justificado dizer que muitos duvidam de seu atual nível, o que incluiu uma derrota na fae de grupos para Medvedev, e uma má derrota para Lorenzo Sonego em Viena.

Djokovic com preço superior às partidas anteriores vs Thiem


Mas duvidar de Djokovic é sempre algo perigoso. Ele iniciou o torneio a 2.6413/8 e apesar de ter se classificado (tendo mesmo umas semifinais mais fáceis vs Thiem do que caso fosse Rafa Nadal) ele continua sendo pouco favorito a 1.625/8 para superar o austríaco.

Thiem impressionou nas duas primeiras partidas, apesar de ter vencido à tangente. Ele superou o campeão em título Stefanos Tsitsipas em três, e precisou de dois tiebreaks para superar Nadal numa partida crítica. Já classificado, Thiem foi despachado em dois sets por Andrey Rublev no jogo final do grupo.

Meu modelo indica Djokovic mais favorito do que as linhas atuais. Frente a Thiem, precisamos recuar até Abril de 2018 na terra batida de Monte Carlo (quando Djokovic vinha de lesão) para o encontrarmos com preço superior ao de hoje (ele estava em redor de 1.804/5 nesse dia) e fora do piso favorito de Thiem, Djokovic nunca negociou acima de algo como 1.3030/100 antes das partidas.

Esse preço aconteceu na Final do Open da Austrália em Janeiro, onde Djokovic saiu vitorioso em cinco sets emocionantes, e considerando tudo isso, o nº1 mundial parece representar alguma valia para atingir a final de Domingo.

Difícil optar por Medvedev ou Nadal


Muitos dos fãs neutros adorariam uma final entre Djokovic e Nadal, e isso ainda é possível com o Rei da Terra Batida enfrentando Daniil Medvedev naquele que parece ser um confronto muito renhido. Medvedev é o ligeiro favorito a 1.794/5 e eu avalio os dois ainda mais próximos, porém não existirá assim tanta valia em Nadal, que está atualmente cotado em 2.245/4.

No ano passado nesse torneio, Nadal superou o russo num tiebreak no set final na fase de grupos, e na verdade, até lidera o confronto direto por 3-0, todos eles em Majors no ano de 2019. Os últimos dois confrontos foram particularmente competitivos, com essa vitória no set final a ser acompanhada por um triunfo no US Opem, em cinco sets.

Eu espero por outro embate muito competitivo aqui. Medvedev - sem surpresa tendo em conta que venceu todas as três partidas em dois sets - tem melhores dados no torneio até ao momento, mas não podemos descontar o pedigree de longo termo de Nadal, e este encontro é extremamente difícil de avaliar pré-partida.

***

Siga o Dan Weston no Twitter @TennisRatings