Apostas ATP Tour Finals Dia 5: Nadal sólido favorito em partida decisiva

Rafa Nadal é favorito para a decisiva partida desta noite que determinará quem segue para as semifinais...

O ATP Tour Finals continua em Londres na quinta-feira com a conclusão do Grupo London 2020. Nosso colunista de tênis, Dan Weston, retorna para prever a ação...

"Como a maioria dos leitores estará à espera, Nadal tem um razoável ascendente sobre Tsitsipas nos dados de resposta ao saque, com números de saque relativamente similares."

Vitórias de Zverev e Medvedev no Dia Quatro


Alexander Zverev e Daniil Medvedev foram os vencedores no dia quatro do ATP Tour Finals, o que deixa o Grupo Tokyo 1970 numa posição fascinante antes da rodada final de partidas de amanhã.

A vitória em dois sets de Medvedev sobre Novak Djokovic lhe permitiu assegurar a primeira colocação no grupo, enquanto a vitória de Zverev em três sets lhe permitiu se juntar a Djokvovic com uma vitória e uma derrota casa. Assim sendo, seu confronto de amanhã irá definir qual o segundo jogador a se qualificar, assim se juntando a Medvedev nas semifinais. Schwartzman já está afastado.

Thiem versus Rublev sem impacto na classificação


Na ação de hoje, a partida de abertura, que não começará antes das 11:00 no Brasil vê o líder do grupo e já classificado Dominic Thiem enfrentar o já eliminado Andrey Rublev, então esse embate não terá consequências em termos de classificação.

Isso torna um pouco difícil buscar por alguma valia para o encontro. Antes do torneio, eu avaliei Rublev mais alto do que Thiem em piso indoor - ele tinha vencido dois torneios recentemente nesse piso e bateu Thiem em Vienna também. Além disso, antes dessa vitória em dois sets na capital austríaca, Rublev estava avaliado em 2.1011/10.

No entanto, hoje o russo está mais alto a 2.526/4, com Thiem favorito a 1.645/8. Em termos estatísticos, isso parece errado tendo em conta o contexto da partida, com Thiem já classificado e Rublev incapaz de o conseguir, então é difícil estar confiante sobre algum jogador em particular neste dia.

Nadal tem ascendente sobre Tsitsipas


A motivação dos jogadores não deve ser um problema para a segunda partida do dia, onde Rafa Nadal encontra Stefanos Tsitsipas, com ambos os jogadores necessitando vencer para se classificarem após cada um ter batido Rublev e ter perdido para Thiem.

O mercado considera que Nadal é um forte favorito para se juntar a Thiem nos classificados, atualmente cotado em 1.412/5, e embora eu pense que isto é um pouco curto - eu avalio-o em 1.4840/85 - não está absurdo. Como a maioria dos leitores estará à espera, Nadal tem um razoável ascendente sobre Tsitsipas nos dados de resposta ao saque, com números de saque relativamente similares.

Nadal comandando o histórico de confrontos por 5-1 é um pouco enganador. Duas vitórias aconteceram quando Tsitsipas estava ainda fora do top-30, e na verdade, está 2-1 quando isolamos as partidas onde ambos os jogadores estavam no top-10. No ano passado, Nadal venceu em Londres por 6-7, 6-4 e 7-5 e estava avaliado em torno de 1.501/2, o que é um preço similar ao de hoje. Na terra batida, ele negociou abaixo disso, em torno de 1.152/13 e 1.251/4 quando ambos os jogadores já estavam no top-10.

No entanto, em termos genéricos, o preço de hoje parece se justificar, e esse embate decisivo será uma conclusão soberba para o grupo, antes de um dia similarmente decisivo amanhã entre Djokovic e Zverev.

***

Siga o Dan Weston no Twitter @TennisRatings