Apostas ATP Tour Semana 9: Cuevas pode brilhar contra fraca concorrência em São Paulo

Pablo Cuevas pode triunfar perante oposição medíocre em São Paulo
Ver mercado

Está na hora de olharmos para a nova semana de ténis no circuito ATP. Dan Weston regressa para prever os eventos em questão.

"O último quarto do sorteio onde está Cuevas parece fraco, com Jaziri cabeça-de-série e Auger-Aliassime e Djere potencialmente fatigados, assim como dois qualifiers em competição."

Lentas condições de jogo antecipadas no Dubai


A semana nove do circuito ATP terá nova divisão de continentes, com torneios agendados para o piso duro do Dubai, assim como outros dois nas Américas. Um evento de piso duro ocorre em Acapulco, no México, enquanto teremos o habitual torneio de início de época em terra batida em São Paulo, Brasil.

O calendário deve iniciar-se por volta do meio da manhã de segunda no Dubai, onde eu considero que as condições devem ser relativamente lentas para um torneio em piso duro.

Apenas 77.5% dos jogos de serviço foram assegurados nos últimos três anos aqui - quase dois por cento abaixo da média ATP, enquanto os ases por jogo também são inferiores. Embora seja exagerado dizer que tal favorecerá os jogadores orientados para a resposta, também parece provável que certamente não irá dar grande vantagem aos grandes servidores.

Nishikori com potencial como opção each-way


Kei Nishikori entra com estatuto de cabeça-de-série, mas não como favorito do torneio, com tal honra a ser dada a Roger Federer [2.88], com o suíço a regressar à competição pela primeira vez desde os Oitavos de Final do Open da Austrália.

Por uma vez, o sorteio não foi particularmente simpático para Federer com um confronto frente ao perigoso Philipp Kohlschreiber logo na primeira ronda, antes de potencialmente enfrentar Fernando Verdasco na segunda e Milos Raonic nos Quartos de Final.

nishikori_dubai_.jpg

Com Federer justificadamente a preço baixo para vencer o torneio, é lógico que olhemos as opções each-way na metade superior do quadro, com Nishikori a parecer relativamente tentador a [6.00]. Ele defronta Benoit Paire na estreia, e será altamente favorito frente ao inconsistente gaulês, enquanto Huebert Hurkacz ou qualifier o esperam na segunda ronda.

Stefanos Tsitsipas é o cabeça-de-série à sua espera nos quartos de final mas o grego terá de viajar de Marselha, onde venceu na Final perante Mikhail Kukushkin este Domingo pelo que deve estar fatigado, tanto do tempo despendido em court como da viagem subsequente.

O segundo quarto - o de baixo da metade superior - parece um pouco atolado, com o embate entre Marin Cilic e Gael Monfils a ser o grande encontro da primeira ronda, enquanto Daniil Medvedev é outra óbvia ameaça neste segmento do quadro.

Nadal e Zverev favoritos em Acapulco


Passando para o México, Rafa Nadal é o 1º cabeça-de-série noutro torneio de 32 participantes sem jogadores isentos na primeira ronda, naquele que se espera um torneio com condições ligeiramente lentas para piso duro. O espanhol terá alguns adversários difíceis no quarto um, com Nick Kyrgios e Stan Wawrinka a terem potencial para o testar num bom dia. Um embate de semifinal com John Isner deve ser uma realidade para Rafa.

Tal como no Dubai, a metade oposta ao grande favorito parece atractiva, com bem menos jogadores de qualidade na metade inferior do quadro. Alexander Zverev é o grande favorito a chegar à Final desta metade, com alguns adversários a poderem atravessar-se no seu caminho. Alex De Minaur parece um deles - devem cruzar-se nos quartos de final - enquanto no quarto três, Frances Tiafoe e Diego Schwartzman estão cotados para também serem quarto finalistas.

Cuevas com condições de obter sucesso em São Paulo


Finalmente, a cidade brasileira de São Paulo acolhe o torneio da semana em terra batida, mas ao contrário da maioria dos eventos do género na América do Sul, este tende a ser mais rápido, com a percentagem de pontos ganhos no serviço e de ases por jogo a serem à volta da média ATP em terra batida. As condições podem ser um pouco menos favoráveis para os jogadores orientados para a resposta ao serviço que tendem a priorizar estes eventos.

O torneio parece fraco - João Sousa é o 1º cabeça-de-série e favorito a [6.00] - e realmente aberto. Existem dezenas de jogadores capazes de vencerem o torneio, com Pablo Cuevas, Guido Pella, Federico Delbonis, Leonardo Mayer, Christian Garin e Jaume Munar entre aqueles que estão no topo da lista.

Também teremos finalistas do Rio em acção como Laslo Djere e Felix Auger-Aliassime - possivelmente fatigados - ao passo que também teremos diversos jovens talentos no quadro, incluindo Casper Ruud, Elias Ymer e Max Marterer.

Os primeiros quatro cabeças-de-série estão isentos na primeira ronda, o que dará boa vantagem a Sousa, Mayer, Pella e Malek Jaziri.

O último quarto do sorteio onde está Cuevas parece fraco, com Jaziri cabeça-de-série e Auger-Aliassime e Djere potencialmente fatigados, assim como dois qualifiers em competição. O embate de primeira ronda de Cuevas com Auger-Aliassime é uma repetição da semifinal de sábado no Rio. Talvez Albert Ramos, que o levou a três sets há alguns dias nesse torneio no Brasil, possa ser o seu mais difícil adversário no embate da segunda ronda.

O terceiro quarto - Pella e Taro Daniel como cabeças-de-série - irá produzir um potencial adversário na semifinal para o uruguaio, e esta parte inferior do quadro parece mais fraca que a metade superior, na minha opinião, o que joga a favor de Cuevas na semana que se avizinha.


APOSTA RECOMENDADA:
Kei Nishikori em each-way @ [6.00] para vencer o ATP Dubai
Pablo Cuevas @ [7.50] ou melhor para vencer o ATP São Paulo

Redação,