Apostas Final ATP Tour Finals: Medvedev pode impor 2ª derrota consecutiva em finais a Thiem

Dominic Thiem sofreu para atingir a Final pela segunda vez consecutiva...

A Final do ATP Tour Finals encerrta a temporada de 2020 do circuito principal, e após duas semifinais repletas de drama no Sábado, Dan Weston retorna com a previsão do jogo desta noite...

"Também durante o torneio, Medvedev tem ascendente. Ambos os jogadores asseguraram em torno de 90% dos saques, mas Medvedev tem tido maior sucesso na resposta e parece estar jogando a um nível mais elevado..."

Thiem e Medvedev escapam em semifinais dramáticas


Os neutros não poderiam pedir muito mais nas semifinais de ontem, com Dominic Thiem e Daniil Medvedev superando por 2-1 os tradicionais veteranos de elite, Novak Djokovic e Rafa Nadal, respectivamente.

Mas este rápido parágrafo não começa por contar toda a história dos encontros. Thiem venceu um tiebreak por 7-5 no set final, após ter falhado em converter quatro match points no tiebreak do segundo set. Djokovic perdeu uma liderança de 4-0 no tiebreak decisivo, vencendo apenas mais um ponto no restante desse tiebreak, e num duro torneio para nós esta semana, essa foi nossa segunda sugestão derrotada por via de um tiebreak no set final, ilustrando na perfeição as ténues margens no tênis de alto nível.

Quanto a Nadal, ele falhou ao servir para vencer o encontro com 5-4 no segundo set e acabou perdendo mais uma chance de break seguidamente, com Medvedev levando o tiebreak e depois angariando dois breaks tardios no set final para continuar com sua série invicta no torneio até ao momento.

Medvedev não perde em indoors há nove partidas


Após vencer o torneio em Paris há algumas semanas, Medvedev está agora imbatível há nove partidas em indoors no mês de Novembro, e ele é o favorito do mercado nesta final também, com seu atual preço em 1.784/5. Thiem é ligeiramente underdog, disponível a 2.265/4 no Exchange da Betfair.

O meu modelo considera Medvedev uma aposta de valia aqui, o cotando em 1.558/15. Nos dados de 12 meses em piso duro indoor/outdoor, ele tem um ascendente em torno de 3% tanto no saque como nas quebras dos oponentes, então, pelo menos ao nível estatístico, ele parece ser o jogador melhor colocado para levar o troféu.

Medvedev com ascendente estatístico sobre Thiem


Também durante o torneio, Medvedev tem ascendente. Ambos os jogadores asseguraram em torno de 90% dos saques, mas Medvedev tem tido maior sucesso na resposta e parece estar jogando a um nível mais elevado esta semana em Londres até ao momento - sem surpresa tendo em conta que está invicto e só perdeu um set, contra Nadal no dia de ontem.

Thiem terá boas memórias desde confronto direto pois bateu Medvedev nas semifinais do US Open em piso duro outdoor há alguns meses, porém desta vez o jogo deverá ter condições bem mais rápidas em indoor, o que é um dado em favor do russo que tende a produzir o seu melhor jogo nessas rápidas condições.

Assim sendo, é Medvedev a nossa escolha para a final de hoje, e se o conseguir, irá significar que Thiem perderá sua segunda final consecutiva aqui em Londres já que perdeu para Stefanos Tsitsipas na final do ano passado.

***

Siga o Dan Weston no Twitter @TennisRatings