Apostas Open da Austrália Dia 11: Tsitsipas precisa melhorar para complicar vida a Nadal

Rafael Nadal é destacadamente favorito para atingir a Final de Domingo
Ver mercado

A acção desta Quinta-Feira no quadro masculino do Open da Austrália providencia-nos apenas um embate para analisar, e o nosso colunista de ténis, Dan Weston, regressa com os seus palpites...

"Embora eles só se tenham defrontado em duas ocasiões anteriormente, Tsitsipas saberá que precisa encontrar uma forma de melhorar o seu péssimo registo no serviço diante de Nadal nesses confrontos. Ele venceu apenas cerca de 55% dos seus pontos no serviço nessas duas partidas contra um dos melhores jogadores do circuito na vertente da resposta ao saque contrário."

Pouille com vitória surpresa frente a Raonic


Os últimos dois jogos dos Quartos de Final disputados esta quarta-feira foram bem distintos na forma como decorreram, com Lucas Pouille a surpreender Milos Raonic num renhido embate de quatro sets com mais de três horas, enquanto Novak Djokovic beneficiou de uma retirada de Kei Nishikori durante o segundo set, depois de ter concedido apenas dois jogos ao rival nipónico até esse momento.

Pouille e Djokovic enfrentam-se na Sexta-Feira na segunda semifinal, mas antes disso, teremos Stefanos Tsitsipas versus Rafael Nadal para analisar, com esse encontro a ter lugar na manhã de amanhã por volta das 08:30 portuguesas, menos duas no Brasil.

Djokovic novamente abaixo do par para vencer o torneio


O triunfo de Rafa em três sets sobre Frances Tiafoe nos Quartos de Final significa que o Rei da Terra Batida está agora nas semifinais sem perder qualquer set - com 10 dos 15 sets ganhos a serem ganhos perdendo apenas três jogos ou menos.

Certamente, o mercado para Vencedor terá tirado nota do domínio de Nadal até este momento, com o espanhol agora a [2.56] para vencer o torneio. Djokovic, na sequência do triunfo sobre Nishikori, está novamente abaixo dos [2.00], e negoceia actualmente a [1.87] para se sagrar campeão este Domingo.

Preço de Nadal completamente justificado


Nadal está actualmente avaliado a [1.20] no Intercâmbio para se desenvencilhar de Tsitsipas, e assegurar o seu lugar numa possível final de sonho, e este preço é praticamente igual aquele que o meu modelo de análise aponta [1.21].

A grande razão para isto são os dados de resposta ao serviço de cada jogador - nos últimos 12 meses em piso duro, Tsitsipas quebrou os seus adversários em apenas 16% das ocasiões, com as estatísticas de Rafa no mesmo período e condição de jogo a serem cerca do dobro do seu rival de amanhã. Ambos os jogadores asseguraram um pouco mais de 85% dos seus jogos de serviço, mas com esta grande discrepância nos jogos de resposta, os dados de Nadal tornam-no claramente favorito e o preço está em linha com isso.

Tsitsipas precisa de grandes melhorias face a anteriores confrontos


É interessante que o último confronto directo entre os jogadores tenha ocorrido na Final de Toronto em finais de Agosto, e Nadal estava cotado praticamente ao mesmo preço de agora. Nesse dia, ele venceu por 6-2 e 7-6, e também derrotou o promissor tenista grego na Final de Barcelona em finais de Abril. Esse embate na terra batida de Barcelona foi mais normal, com Nadal a erguer o troféu após conceder apenas três jogos ao seu adversário nesse dia.

Embora eles só se tenham defrontado em duas ocasiões anteriormente, Tsitsipas saberá que precisa encontrar uma forma de melhorar o seu péssimo registo no serviço diante de Nadal nesses dois confrontos. Ele venceu apenas cerca de 55% dos seus pontos no serviço nessas duas partidas contra um dos melhores jogadores do circuito na vertente da resposta ao saque contrário, enquanto Nadal teve facilidades no seu serviço, sendo quebrado em apenas uma ocasião nesses quatro sets disputados.

Basicamente, muito terá de mudar nessas estatísticas para que Tsitsipas possa atingir a sua primeira Final de Grand Slam, e é difícil discordar do mercado de algum modo - seria uma surpresa e tanto se Nadal não medisse forças com Djokovic já este Domingo na Final de sonho para a maioria dos adeptos da modalidade.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

Ver mercado