Apostas Open da Austrália Dia 12: Djokovic claramente favorito para criar final de sonho

Novak Djokovic é claramente favorito para estar na Final de Domingo...
Ver mercado

Hoje será dia da segunda semifinal de singulares masculinos no Open da Austrália, e com Rafa Nadal já na Final, o nosso colunista de ténis, Dan Weston, analisa quem se deverá juntar a ele...

"Este preço é claramente explicado pela enorme discrepância estatística entre os dois em piso duro, com Djokovic a assegurar cerca de 4% mais jogos de serviços nos últimos 6-12 meses, e cerca de 14% de vantagem nos jogos de resposta."

Nadal continua procissão até final de Domingo


Foi sem surpresas que Rafa Nadal bateu facilmente Stefanos Tsitsipas na noite passada, com a minha ideia de que o grego precisaria de grandes melhorias no seu péssimo jogo de serviço face aos anteriores confrontos com o espanhol a revelarem-se certeiros. Infelizmente para o talentoso jovem grego, ele foi incapaz de o fazer, vencendo somente 54% dos seus pontos no serviço durante a partida - muito idêntico aos 55% que havia acumulado nos dois anteriores frete-a-frente com Rafa.

No reverso da medalha, Nadal venceu 80% dos seus pontos no serviço, e 63% dos pontos durante a partida, dando assim seguimento à sua excelente forma ao longo do torneio, e atingindo a final sem ceder qualquer set.

Rafa supera Djokovic como favorito do torneio

ausopen_nadal_djokovic_prices.jpg

Isto é superior do que Novak Djokovic tem feito, com o sérvio a vencer em quatro sets diante de Denis Shapovalov e Daniil Medvedev. Com a presença de Nadal na final assegurada, Djokovic deixou de ser o favorito do mercado para vencer o torneio no Intercâmbio, estando avaliado a [2.10] para ganhar o evento neste momento.

Assim, Nadal é agora o favorito a [1.94] - depois de ter negociado a [13.00] já durante o torneio - dando a entender que o mercado considerava difícil que ele pudesse cooperar para uma final de sonho no Domingo. O adversário de Djokovic esta noite, Lucas Pouille, está a enormes [70.00] para erguer o troféu batendo dois colossos consecutivamente.

Djokovic com gigantesco ascendente na resposta


Pouille é claramente outsider a [12.50] para atingir a final, com Djokovic avaliado a somente [1.08] para seguir em frente. o meu modelo de análise coloca Djokovic a [1.11] para conseguir a vitória, portanto, em termos gerais concorda com o preço do mercado.

Este preço é claramente explicado pela enorme discrepância estatística entre os dois em piso duro, com Djokovic a assegurar cerca de 4% mais jogos de serviços nos últimos 6-12 meses, e cerca de 14% de vantagem nos jogos de resposta. Com esta gigantesca diferença na resposta a ter enorme impacto nos preços, não restam quaisequer dúvidas de que Djokovic justifica o seu estatuto de destacado favorito nesta partida.

Pouille pode deixar uma boa imagem sexta-feira


Perante isto, não deixa de ser verdade que Pouille poderá oferecer alguma competição nesta partida, e dar boa conta de si próprio. Ele disputou seis partidas como claro 'outsider' (acima de [6.50]) em Grand Slams, e na verdade até venceu dois - contra Milos Raonic na quarta-feira aqui em Melbourne, e nos Oitavos de Final do US Open em 2016 quando surpreendeu Rafa Nadal num tiebreak no set final.

Os restantes quatro encontros nesse estatuto originaram derrotas claras, com apenas um set ganho nessas quatro ocasiões - contra Kevin Anderson em Wimbledon 2015 - mas ele tem mostrado que tem capacidade para fazer boas exibições diante dos jogadores de topo, e para o bem dos adeptos amanhã, espero que ele consiga dar réplica.

No entanto, com o mercado correctamente a avaliar as chances dos dois jogadores, será provavelmente mais interessante que me remeta a ser um adepto - neutro - embora preferisse que Djokovic seguisse em frente para que tivéssemos uma final de Domingo altamente competitiva diante de Nadal.

Ver mercado