Apostas Open de França Dia 10: Federer deve encerrar imprevista caminhada de Stan

Roger Federer deverá dar poucas hipóteses a Stan Wawrinka no dia de hoje...

A acção do dia no Open de França terá duas partidas dos quartos de final e para analisar os números dos dois confrontos estará o nosso colunista de ténis, Dan Weston...

"Para adicionar mais lenha à fogueira de que Wawrinka irá sofrer hoje ele está com 3-22 no histórico de confrontos contra Federer, que venceu os últimos seis embates entre os dois."

Wawrinka estatisticamente afortunado por atingir esta fase


Após o seu dramático triunfo no set final por 8-6 diante de Stefanos Tsitsipas no Domingo, Stan Wawrinka procura dar seguimento à sua claramente improvável caminhada no Open de França com um embate diante do mais ilustre dos tenistas suíços, Roger Federer.

Eu digo improvável tendo em conta os dados mais racionais. Primeiramente, com base nas estatísticas do jogo, ele não mereceu bater Tsitsipas, salvando 22 de 27 pontos de break e só beneficiando de 14 por seu turno, com Tsitsipas também a criar todas as oportunidades de quebra (oito ao longo de jogos separados) no set decisivo antes de Wawrinka acabar por vencer.

Para além disso, Wawrinka exibiu números pouco espectaculares ao longo do torneio até este momento. Ele tem uma percentagem combinada de pontos ganhos no serviço/resposta de 105.0% neste Open de França 2019, e de todos os jogadores ainda em prova, só Alexander Zverev está abaixo disso (103.9%).

Fadiga acumulada e confronto directo a favor de Federer


Se isto já não fosse suficientemente mau, ele despendeu 747 minutos em court (só Kei Nishikori conseguiu estar mais tempo) para chagar até esta fase, com os 430 minutos de Federer a significarem mais de cinco horas a menos. Federer deverá surgir bem mais fresco para este encontro, com fadiga acumulada a ser um ponto chave em eventos Grand Slam de ténis masculino, tendo em conta que são disputados à melhor de cinco sets ao contrários dos três que se jogam nos restantes jogos do circuito.

Para adicionar mais lenha à fogueira de que Wawrinka irá sofrer hoje ele está com 3-22 no histórico de confrontos contra Federer, que venceu os últimos seis embates entre os dois. Eles encontraram-se quatro vezes nos últimos três anos, com Federer a vencer 73% dos pontos no serviço e a assegurar 92% dos jogos - Wawrinka vai precisar de grandes melhorias na resposta se quiser ameaçar o serviço de Federer, e eu não estou convencido de que a sua actual versão de si próprio possa fazê-lo.

O nível de Federer em terra batida este ano - uma superfície onde não se tem aplicado muito nos últimos anos - tem sido surpreendentemente alta, com um impressionante registo combinado de 110%, e eu penso que ele representa sólida valia a 1.412/5 para vencer Wawrinka no dia de hoje. Creio que poderemos encontrar cerca de 1.9010/11 por Federer -4.5 Jogos antes da partida, e essa será a nossa recomendação do dia.

Nadal altamente favorito para bater fatigado Nishikori


No segundo embate de quartos de final do dia, Rafa Nadal é altamente favorecido pelo mercado a 1.041/25 para o seu embate diante de Kei Nishikori, e olhando aos dados de serviço e resposta dos dois em terra batida ao longo dos últimos 12 meses, isto até parece um pouco curto, mas não assim tão desfasado que nos leve a tomar qualquer acção.

No entanto, conforme mencionado anteriormente, Nishikori gastou mais tempo em court do que qualquer dos oito jogadores ainda em prova (802 minutos) - cerca de quatro horas e meia a mais do que Nadal necessitou para chegar a esta fase, e este será um enorme factor de preocupação para alguém a pensar em apostar no nipónico no dia de hoje.

Além disso, Nadal lidera por 10-2 no histórico de confrontos com Nishikori, e nesses jogos, Nishikori nunca foi capaz de assegurar 70% dos seus jogos de serviço - caindo para baixo dos 60% nos seus quatro duelos em pó-de-tijolo. Estou à espera que Nadal aplique uma pressão continuada sobre o serviço de Nishikori, que tende a ser exposto pelos jogadores mais fortes na resposta - seria um enorme choque caso Nadal fosse derrotado esta tarde.


APOSTA RECOMENDADA:
Roger Federer -4.5 Jogos vs Stan Wawrinka @ 1.9010/11 no Intercâmbio

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"