Apostas US Open Dia Nove: Preço de Medvedev demasiado alto para ser ignorado

Stan Wawrinka está sobrevalorizado pelo mercado vs Daniil Medvedev

Os primeiros dois encontros dos quartos de final do US Open acontecem já esta noite em Nova Iorque, e após escolher nova aposta vencedora ontem à noite, o nosso colunista Dan Weston, prevê os jogos do dia...

"Portanto, usando um parágrafo curto para o clarificar, um Medvedev potencialmente débil fisicamente continua a ter 5% de vantagem em termos estatísticos face a um Wawrinka (de acordo com os media e redes sociais) de nível superior até ao momento."

Schwartzman dá sequência a torneio bem-sucedido


A minha suspeita de que Diego Schwartzman estava a ser subestimado contra um fora de forma e potencialmente fatigado Alexander Zverev revelou-se correcta com o argentino a vencer em quatro sets de modo 'relativamente confortável', após ter perdido o primeiro set, enquanto o nosso 'segundo melhor', Matteo Berrettini, também obteve um triunfo enquanto 'outsider' ao passar por Andrey Rublev em apenas três sets.

Conforme esperado, os dois destacados favoritos Gael Monfils e Rafa Nadal, não precisaram de se esforçar muito nas vitórias sobre Pablo Andujar e Marin Cilic, respectivamente, apesar de Nadal ter perdido o seu primeiro set do torneio frente ao croata.

Federer com grande vantagem sobre Dimitrov


Os quartos de final de hoje têm os vencedores dos embates da quarta ronda de Domingi e eu irei olhar primeiro ao segundo jogo da noite, pois é mais fácil de despachar!

Roger Federer é favorito a somente 1.091/11 contra Grigor Dimitrov, e embora eu pense que está um pouco curto, não está propriamente absurdo e seria uma surpresa ver Federer eliminado por um jogador que tem desiludido imenso ao longo desta época.

Federer tem vantagem considerável sobre ele em piso duro este ano e também lidera o histórico de confrontos por 7-0, num total de 16-2 em sets. Olhando aos dados do frente-a-frente um pouco mais profundamente podemos verificar por que razão Federer tem tanta vantagem - ele venceu quase 75% dos seus pontos no serviço, com Dimitrov pouco acima dos 60%, e essa é uma grande diferença entre os dois jogadores - pelo que não é surpresa que Dimitrov venha sofrendo contra a lenda helvética, e ele precisará claramente de melhorar os seus problemas no serviço que o afectaram no passado se quiser fazer algum tipo de surpresa esta noite.

Wawrinka continua sobrestimado pelo mercado


O primeiro jogo da noite irá opor Stan Wawrinka a Daniil Medvedev e, na verdade, este encontro dá-me uma gigante dor de cabeça por ter despendido imenso tempo a imaginar a condição física de Medvedev. Eu disse ontem que o valor de 11.5021/2 para Wawrinka vencer o torneio era absurdo, e ele subiu até 17.50, mas está fortalecido no mercado para vencer esta noite.

Wawrinka tem sido apoiado desde acima dos 2.001/1 até aos actuais 1.784/5 - muito apoio do mercado - e eu consigo pensar em duas razões que o justificam. Primeiro, a sua reputação por ser um homem das grandes ocasiões, que costuma jogar acima do normal em Grand Slams. Ele tem sido regularmente apanhado a ser sobrevalorizado pelo mercado em diversas ocasiões nesta coluna. Além disso, o mercado claramente está a compensar os potenciais problemas físicos de Medvedev - mais sobre isto a seguir.

Dados de Medvedev no torneio são melhores que Wawrinka


Nas estatísticas em piso duro esta época, Medvedev ganhou mais 3% de pontos no serviço e quase mais 7% de pontos na resposta do que Wawrinka - simplesmente, tem sido claramente melhor que o suíço nesta superfície este ano. Tal discrepância deveria colocar o russo como claro favorito, algo bem diferente dos seus actuais 2.285/4 como 'outsider'.

Aparentemente, com problemas de lesões, os dados de Medvedev no torneio baixariam - mas isso não acontece. Madvedev ganhou 111.7% de pontos combinados no serviço/resposta no US Open deste ano (quartos dos oito ainda em prova), enquanto Wawrinka apresenta um registo de 106.7%, sendo o mais fraco dos oito representantes ainda em acção.

Portanto, usando um parágrafo curto para o clarificar, um Medvedev potencialmente débil fisicamente continua a ter 5% de vantagem em termos estatísticos face a um Wawrinka (de acordo com os media e redes sociais) de nível superior até ao momento.

Medvedev pode ou não ter lesões que o afectem esta noite, mas olhando aos seus dados no torneio, elas não parecem estar a comprometer os seus avanços até ao momento. Wawrinka, tal como no Open de França, está a superar as expectativas nos pontos de break (13.1% acima aqui, com base na expectativa de pontos ganhos no serviço e resposta) e essa é uma razão crucial para ele aqui ter chegado. Manter isto é virtualmente impossível.

Tendo em conta todos os argumentos acima, que apontam para uma exagerada reacção à condição física de Medvedev e à falsa percepção do nível de elite de Wawrinka, torna-se impossível ignorarmos o preço de Medvedev para ser a nossa recomendação do dia.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"