Apostas US Open Dia Oito: Schwartzman com valia perante Zverev em dificuldades
"Os problemas de Zverev esta época têm sido bem documentados e ele já disputou 14 sets no torneio, precisando de cinco sets frente a Radu Albot e Frances Tiafoe, antes de se escapar em quatro frente a Aljaz Bedene. Schwartzman será um upgrade considerável de qualidade face aos anteriores adversários, visto que é muito forte em pisos mais lentos."
A acção da Quarta Ronda do US Open masculino prossegue na Segunda-Feira com os quatro encontros restantes. Dan Weston busca por valor...
Nadal e Federer mais curtos após saída de Djokovic
Os jogos de hoje começam ás 17:30 portuguesas em Nova Iorque e os dois grandes favoritos do dia, Gael Monfils e Rafa Nadal estarão desejosos de evitar uma surpresa similar à do nº1 mundial na última noite. Novak Djokovic retirou-se quando perdia por dois sets a zero contra Stan Wawrinka.
Isto tem efeitos profundos no mercado para Vencedor do Torneio, com Nadal agora como favorito a 2.226/5, e Roger Federer a baixar até 3.309/4.
A outra grande movimentação no mercado foi do já referido Wawrinka, com o helvético agora em 11.5021/2 para conseguir o título, e eu digo isto agora - se Wawrinka vencer o torneio, ficarei genuinamente surpreendido se as suas cotações acumuladas ao longo dos próximos três encontros forem inferiores a isso. Eu penso que o seu preço não tem qualquer valor.
Rublev um pouco sobrevalorizado vs Berrettini
Voltando aos jogos desta noite, estou surpreso por ver Andrey Rublev como destacado favorito contra Matteo Berrettini. O jovem russo está a 1.538/15 para seguir até aos quartos de final, e não há grande discrepância entre os dois com base nos pontos ganhos no serviço/resposta em piso duro este ano em partidas do circuito principal - ambos rondam os 100% de dados combinados.
O mercado está provavelmente mais a favor de Rublev por conta dos seus resultados recentes, mas vale a pena notar que ele tem jogado acima das expectativas em cerca de 7.5% nos pontos de break que enfrentou no seu serviço e eu sinto que provavelmente existe algum peso a mais dado aos dados recentes que contribuem para este preço. O registo de vitórias de Berrettini em piso duro não é sensacional, mas as suas estatísticas também indicam que ele deveria ter ganho mais vezes do que as que realmente venceu, e ele parece ter alguma valia para hoje.
Schwartzman com vantagem energética sobre Zverev
Mas eu vou apostar noutro dos 'outsiders' do dia. Diego Schwartzman tem estado soberbo no torneio até ao momento frente a adversários limitados, vencendo todos os seus encontros por pelo menos dez jogos de avanço e sem perder qualquer set, e ele está a 2.0811/10 frente a um jogador mais credenciado como Alexander Zverev.
Os problemas de Zverev esta época têm sido bem documentados e ele já disputou 14 sets no torneio até ao momento, precisando de cinco sets frente a Radu Albot e Frances Tiafoe, antes de se escapar em quatro frente a Aljaz Bedene. Schwartzman será um upgrade considerável de qualidade face aos anteriores adversários, visto que é muito forte em pisos mais lentos.
Dados em piso duro também favorecem argentino
Isto é ilustrado pelos dados em piso duro dos dois jogadores esta época. Schwartzman venceu menos 2.4% de pontos no serviço (não é uma surpresa devido à sua baixa estatura), mas venceu 4.3% mais pontos na resposta, portanto mesmo que não consideremos os percursos dos dois tenistas até esta fase do torneio, existe pouco que justifique o favoritismo de Zverev, excepto a sua reputação - que ele tem sofrido para justificar este ano. Schwartzman é a recomendação do dia.
Monfils não deve ser surpreendido por Andujar
Os últimos dois encontros do dia fornecem dois favoritos claros, e ambos parecem correctamente avaliados. Gael Monfils está a 1.211/5 frente a Pablo Andujar - nunca pensei vir a escrever que um especialista em terra batida pudesse chegar à segunda semana num Grand Slam em piso duro - e, a não ser que Monfils tenha problemas físicos novos, seria uma grande surpresa se o espanhol o pudesse eliminar esta noite.
Nadal super-favorito contra Cilic
Finalmente, Nadal defronta Marin Cilic contra o qual lidera por 6-2 no histórico de confrontos e o Rei da Terra Batida parece bem avaliado a 1.121/8 perante um adversário que tem jogado mal esta época. No entanto, os dados de frente-a-frente não são assim tão lisonjeiros para Nadal do que seria expectável, apesar de ser provável que Cilic (60% de pontos ganhos nesses encontros) possa sofrer nos seus jogos de serviço frente a um tenista de elite na resposta.
Nadal venceu os seus dois encontros no torneio de modo muito rápido e fácil e eu sinto que seria necessária uma má exibição dele aqui, juntamente com um Cilic no seu nível máximo, para que pudéssemos testemunhar algum tipo de surpresa na partida.
"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"
DICA DE APOSTA
APOSTA RECOMENDADA:
Diego Schwartzman para bater Alexander Zverev @ 2.0811/10 no Intercâmbio