Apostas US Open Final: Medvedev pode vender cara derrota frente a Nadal
"Em piso duro este ano, Nadal tem um ascendente de 2.7% em pontos ganhos no serviço, e uma vantagem de 1.4% em pontos ganhos na resposta."
O US Open conclui-se após um torneio masculino mais animado do que é normal, e o nosso colunista de ténis, Dan Weston, avalia de Daniil Medvedev tem chances de proporcionar uma última surpresa...
Medvedev e Nadal despacham semifinais em três sets
As Meias-Finais de sexta-feira foram ambas decididas em três sets, com Daniil Medvedev a superar Grigor Dimitrov, enquanto Rafa Nadal também aplicou um 3-0 em Matteo Berrettini, portanto nenhum jogador na final de hoje terá ascendente em termos físicos sobre o outro.
Wawrinka e Dimitrov não souberam explorar vulnerabilidade do russo
No entanto, a condição de Medvedev tem sido tema de debate ao longo de todo o torneio e durante cerca de uma semana, eu avisei de modo repetitivo e consistente de que 'não havia qualquer evidência estatística que indicasse que Medvedev estava muito limitado por uma aparente lesão'.
Os seus adversários esta semana, Stan Wawrinka e Grigor Dimitrov, ambos tiveram dados de torneio piores que o russo, apesar desses eventuais problemas físicos, no entanto, no jogo contra Wawrinka, o mercado foi punido por cair em acreditar nisto, oferecendo preços absurdos pré e durante o encontro.
Ascendente de Nadal em piso duro pouco para justifica preço
Se isso será suficiente para bater Rafa Nadal em piso duro muito lento está por verificar. Em piso duro este ano, Nadal tem um ascendente de 2.7% em pontos ganhos no serviço, e uma vantagem de 1.4% em pontos ganhos na resposta, portanto é evidente que Rafa é o melhor dos jogadores neste confronto. Ainda assim, esse ascendente combinado de 4.1% não é propriamente uma garantia de que o mercado devesse andar por volta de 1.201/5 para o Rei da Terra Batida.
E em relação apenas aos dados no torneio este ano? Temos um ascendente maior para Rafa aqui, vencendo mais 4.6% de pontos no serviço e 2.2% de pontos na resposta (6.8% de vantagem combinada) mas, uma vez mais, isto não justifica uma diferença tão grande de preços.
Razões a favor de Nadal algo intangíveis
Olhar para potenciais razões por que Rafa está tão curto seria obviamente útil, e eu consigo pensar em algumas, no entanto eu teria de questionar a validade de algumas, pelo menos. Primeiro, é o velho debate 'estará ele lesionado?' em relação a Medvedev - talves o mercado esteja mais convencido que Rafa pode tirar partido de qualquer tipo de condicionalismo físico melhor do que Wawrinka ou Dimitrov.
Em segundo, porque pode ter algo que ver com o triunfo de Nadal sobre Medvedev por 6-3 e 6-0 na Final de Montreal há um mês. Nesse dia, Rafa foi dominante (76% de pontos ganhos no serviço, e 49% ganhos na resposta) mas seria perigoso extrairmos demasiadas conclusões de um único embate directo nos nossos cálculos, e Nadal iniciou o jogo nessa ocasião a 1.501/2 - uma grande diferença comparada com o preço de hoje.
O último argumento foca-se em outro intangível - experiência em grandes jogos. Nadal tem estado aqui em Finais de Slam tantas e tantas vezes, enquanto Medvedev obviamente não. No entanto, o russo só venceu o seu primeiro título de Masters 1000 em Cincinnati, e bateu Novak Djokovic nesse torneio nas Meias-Finais, portanto será difícil fazer qualquer tipo de acusação prévia em relação a Medvedev poder gelar num grande palco.
Medvedev pode cumprir no handicap de jogos
Tendo em conta que boa parte das razões que justificam que o preço de Nadal esteja tão curto são intangíveis, eu penso que vale a pena olhar aos métodos para ficarmos do lado de Medvedev esta noite. Podemos apostar nele a 1.654/6 com Handicap de +7.5 Jogos, o que parece razoavelmente suficiente e eu penso que será uma final mais competitiva do que muita gente está a antecipar.
"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"
DICA DE APOSTA
APOSTA RECOMENDADA:
Daniil Medvedev +7.5 Jogos @ 1.654/6 vs Rafa Nadal