Tênis

Apostas Wimbledon - Meias-Finais: Roger vs Rafa anima dia de semifinais

Confronto titânico no horizonte...

"Com base nos dados de serviço assegurado e breaks concretizados em relva dos últimos dois anos, eu avaliei Rafa em 1.834/5 e Roger em 2.206/5, algo que não está assim tão desfasado dos mercados."

Com apenas quatro jogadores ainda em prova em Wimbledon, estamos hoje nas semifinais do SW19. O nosso colunista de ténis, Dan Weston, regressa com a sua previsão das duas partidas...

Bautista-Agut cede primeiro set no torneio


Os quatro destacados favoritos cumpriram e seguiram para os Quartos de Final na quarta-feira e, na verdade, fizeram-no com relativa facilidade - apenas Roger Federer e Roberto Bautista-Agut cederam sets, com Guido Pella vencendo o terceiro set contra o espanhol naquele que foi o primeiro perdido por Bautista-Agut em todo o torneio.

Mas ainda mais imponente, para infelicidade do espanhol, foi Novak Djokovic que destruiu David Goffin perdendo apenas seis jogos ao longo de três sets - incluindo um 6-0 no segundo set - e Bautista-Agut enfrenta o nº1 mundial na primeira semifinal do dia, agendada para as 13 horas portuguesas, 09 no Brasil.

Bautista-Agut pode dar réplica no início


Para o embate, Djokovic é claramente favorito a 1.091/11 para seguir em frente, e embora eu pense que tal é um pouco curto, é difícil pensar que teremos muitas opções de aposta neste embate, apesar do facto do ascendente de Djokovic, baseado nos pontos ganhos no serviço/resposta não ser assim tão considerável quanto poderia pensar-se de acordo com os preços.

Incrivelmente, os números de Bautista-Agut neste torneio até têm sido melhores que os de Djokovic, e alguns leitores poderão imaginar por que razão não estou a pensar recomendar Bautista-Agut no handicap de jogos aqui.

Trio de elite expõe fragilidades do serviço de Bautista-Agut


A minha preocupação é que, embora Bautista-Agut tenha vencido três dos seus anteriores 10 embates, ele só venceu 55% dos seus pontos no serviço e assegurou apenas 63% dos jogos de serviço contra Djokovic. Frente a Nadal, estes números descem para 47% e 39% respectivamente, e 59% e 71% contra Federer.

Frente ao trio de elite combinado, ele tem um registo de 3-19 e sofre a valer no serviço, e é claro que pelo menos um forte serviço é necessário como pré-requisito quando surges como destacado 'outsider' para tentar cumprir o handicap de jogos. A minha percepção é que essa fraqueza será exposta contra os melhores jogadores do circuito.

Frente-a-frente de Roger e Rafa muito renhido fora da terra batida


Se Djokovic e Bautista-Agut abrem as hostilidades do dia, o principal aliciante para os fãs será o duelo de Rafa Nadal com Roger Federer, já que os dois favoritos da metade inferior do quadro se enfrentam, no seu 42º confronto directo. Rafa lidera esse duelo por 26-15, mas longe da terra batida, as coisas estão muito renhidas, e o mercado também se inclina para uma partida bem competitiva.

Estranhamente, eles só se enfrentaram em três ocasiões em relva ao longo das suas carreiras - numa evidência das dificuldades de Rafa em relva esta década - com Federer a vencer dois desses embates.

Dados estatísticos difusos sobre valia de Federer


Nadal é favorito a 1.794/5 para seguir em frente, e poderemos ter várias escolas de pensamento aqui sobre se se trata de um preço ajustado. Com base nos dados de serviço assegurado e breaks concretizados em relva dos últimos dois anos, eu avaliei Rafa em 1.834/5 e Roger em 2.206/5, algo que não está assim tão desfasado dos mercados.

No entanto, com base nos pontos ganhos no serviço/resposta em relva durante o mesmo período, e juntando esses dados com Wimbledon já este ano, Federer tem vantagem, o que poderia sugerir que o mercado deveria ser invertido e, se eu fosse forçado a apostar no dia de hoje, teria de optar por Federer na condição de não-favorito aqui.

Porém, felizmente, esse não é o caso, e eu penso que é melhor assistir descansadamente a este jogaço. Espera-se um espectáculo soberbo para os fãs neutros, assim como tenderá a ser a provável final de Domingo contra Djokovic.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"