Apostas ATP Monte-Carlo: Wawrinka irá emergir vitorioso do confronto helvético na Final

"Roger, agora sou eu o nº1 suíço, ok?"

Roger Federer e Stanislas Wawrinka vão se encontrar na Final do Monte-Carlo Rolex Masters este Domingo, e o especialista em Ténis Sean Calvert prepara-se para ficar do lado do não favorito de novo...

"Alguns poderão argumentar que Wawrinka jogou o seu melhor Ténis ao longo da semana e seria um merecido vencedor, mas ele tem um problema mental a ultrapassar para vencer o seu adversário de hoje."

Wawrinka para vencer Federer @ 2.3611/8

Sábado foi um dia vitorioso no Monte-Carlo Rolex Masters, já que Stan Wawrinka produziu uma exibição muito sólida para derrubar David Ferrer em dois sets.

E eu não vejo razão para abandonarmos Stan no dia de hoje - outra vez como não favorito - quando ele medir forças como Roger Federer este Domingo pelo título.

Wawrinka trucidou um dos melhores defensores do circuito no set inaugural frente a Ferrer no jogo da Meia-Final e, apesar do espanhol ter equilibrado muito mais no segundo set, não conseguiu ser suficientemente competitivo do seu ponto de vista, e assim Stan venceu o tie break de forma altamente convincente.

A Final de hoje, que começa por volta das 14 Horas, tem muito que contar, uma vez que não estará apenas um suíço em acção, pois para Federer esta poderá ser uma das ultimas oportunidades de triunfar em Monte-Carlo.

Por outro lado, uma vitória de Wawrinka pode ser mais um sinal da passagem de testemunho de Federer ao novo nº1 helvético, uma vez que Roger está quase com 33 anos e Stan parece ter finalmente consolidado o seu Ténis sendo agora nº3 mundial e apontando ao título do Masters 1000 em Monte-Carlo.

Stan não foi quebrado uma única vez ao longo da semana, o que é algo extraordinário em terra batida, e ele apenas enfrentou dois pontos de break, no entanto ele só jogou três partidas para chegar a esta fase depois de Nico Almagro ter saltado fora antes do jogo da 3ª ronda.

Alguns poderão argumentar que Wawrinka jogou o seu melhor Ténis ao longo da semana e seria um merecido vencedor, mas ele tem um problema mental a ultrapassar para vencer o seu adversário de hoje.

Uma vitória em 14 duelos com Federer ao longo da carreira não são apenas responsabilidade do brilhantismo de Roger; uma boa percentagem desses desaires teve haver com a incapacidade de Stan em produzir o seu melhor Ténis diante do seu ídolo quando teve oportunidade de vencer jogos.

A sua última e única vitória remete ao ano de 2009 e numa semana em que Ferrer finalmente bateu Rafa Nadal em terra batida de novo, quase uma década depois da primeira, pode haver algo no ar da Riviera Francesa que assinala finais de ciclos.

Dificilmente explicável claro, mas ainda assim Wawrinka é o meu favorito para este jogo, com Federer um pouco afortunado depois do desempenho fraco diante de Jo-Wilfried Tsonga nos Quartos de Final.

A vitória de Fed sobre Djokovic foi certamente ajudada pela lesão no pulso do sérvio que coloca a sua campanha de terra batida em sério risco e a sua demanda pelo primeiro título em Roland Garros em dúvida.

De facto, com Djokovic com problemas de lesão e Nadal a admitir falta de confiança, não será divagar quando dizemos que poderemos ter um vencedor de um Major em terra batida que joga de esquerda a uma mão este ano - definitivamente vamos ter uma em Monte-Carlo pela primeira vez desde os dias das finais de Masters em cinco sets.

Federer possui uma percentagem vitoriosa de 85% frente a esquerdas a uma mão, mas ele perdeu para três no ano passado - Tommy Robredo em New York, Sergiy Stakhovsky em Wimbledon e Daniel Brands na terra batida de Gstaas, em sua casa.

Wawrinka melhorou em todas as àreas do seu jogo desde o seu último confronto com Federer, possuindo agora um serviço mais potente, aliado a melhor movimentação e variedade de jogo, como vimos em alguns "winners" muito inteligentes frente a Ferrer no dia de ontem.

Ele também tem enormes pancadas de ambos os flancos do court, mas a grande questão prende-se com a sua mentalidade de jogo e esta Final será mais isso do que propriamente direitas e esquerdas.

Se Wawrinka acreditar que pode vencer e aparecer a jogar o seu próprio Ténis sem qualquer receio ele pode, claramente vencer este jogo e tem de valer uma aposta a 2.3611/8.

Aposta Recomendada:
Wawrinka para vencer Federer @ 2.3611/8