Open Australia

Apostas Open da Austrália - Dia 10: Nadal deverá ter o suficiente para superar Thiem

Rafa Nadal deverá colocar muita pressão no serviço de Dominic Thiem...

"Eu preciso salientar que Thiem normalmente sofre no serviço contra Nadal, assegurando o seu saque em menos de 70% das vezes e vencendo menos de 60% dos pontos no serviço nos embates anteriores."

Após o drama no primeiro encontros dos quartos de final esta terça, os restantes dois encontros do calendário acontecem na quarta-feira. O nosso colunista de ténis, Dan Weston, prevê a acção...

Federer volta a evitar eliminação à justa


No seguimento do seu dramático triunfo sobre John Millman, onde lutou de 8-4 abaixo no tiebreak do set final para vencer por 10-8, Roger Federer esteve ainda mais próximo da eliminação nos quartos de final disputados esta madrugada frente a Tennys Sandgren. O norte-americano comandou por 2-1 e teve três match points no serviço de Roger Federer no quarto set, assim como mais quatro no tie break desse set (esteve a vencer 6-3 e 7-6). Sandgren negociou a 1.031/33 para vencer o encontro no Intercâmbio da Betfair mas, Federer encontrou forma de sair do buraco em que se encontrava para prevalecer em cinco sets.

Eu irei discutir o tempo despendido em court na previsão da meia-final masculina de quinta-feira, mas claramente que dois longos embates a cinco sets para Federer perante Millman e Sandgren não o irão ajudar para o embate com Novak Djokovic que estará bem mais fresco depois de superar Milos Raonic em três sets (apesar de longos) esta manhã, e cedendo apenas um set no torneio inteiro. O mercado de abertura está absolutamente ridículo a favor de Djokovic, avaliando o sérvio a somente 1.152/13 para vencer na altura em que escrevo.

No entanto, antes deste embate precisamos analisar os restantes embates dos quartos de final, e ambos parecem muito interessantes de diferentes formas.

Zverev correctamente dado como favorito vs Wawrinka


O primeiro embate do dia irá para o ar não antes das 03.30 em Portugal com Stan Wawrinka a enfrentar Alexander Zverev, e Zverev é favorito do mercado a 1.728/11 para atingir as meias-finais. Nenhum dos jogadores foi particularmente dado como potencial vencedor do seu quarto, com Daniil Medvedev o principal favorito para progredir e Zverev a chegar a este torneio depois de ter deixado más indicações no torneio de preparação para o evento, o ATP Cup.

Talvez surpreendentemente, o duo só se defrontou duas vezes anteriormente, com Zverev a dominar os acontecimentos em ambas as ocasiões, apesar de ser importante notar que o último desses embates já aconteceu há quase três anos.

Durante os últimos 12 meses, Zverev tem melhores dados de percentagem combinada de pontos ganhos no serviço/resposta em piso duro (106% vs 102% de Wawrinka), enquanto nos últimos seis meses essa diferença é um pouco menor (106% para 104%), mas de qualquer forma, ele tem um ascendente razoável e esses números justificam plenamente os preços do mercado. Eu também destaco que Zverev tem feito um melhor torneio em termos de dados estatísticos até ao momento.

Thiem tem sofrido no serviço em confrontos anteriores


Com o mercado parecendo ajustado no primeiro encontro do dia, avançamos para o embate nocturno que irá opor Rafael Nadal a Dominic Thiem, com Rafa como sólido favorito a 1.422/5. Na verdade, eu até o considero algo elevado, e tentarei justifica-lo mais abaixo.

Uma área que pesou pouco na minha decisão é o histórico de confrontos entre ambos, pois eles quase só se defrontaram em terra batida (em 12 de 13 embates) com o único duelo em piso duro, a ter Rafa como vencedor em cinco sets no US Open em Agosto de 2018.

No entanto, eu preciso salientar que Thiem normalmente sofre no serviço contra Nadal, assegurando o seu saque em menos de 70% das vezes e vencendo menos de 60% dos pontos no serviço nos embates anteriores.

Nadal tem jogado a um nível superior


Frente a um 'expert' na resposta ao serviço como Nadal, isto não é uma surpresa e embora o nível de Thiem tenha impressionado a caminho desta fase (113% de percentagem combinada de pontos ganhos no serviço/resposta nas suas quatro vitórias), Nadal tem registo ainda melhor (119%) e o nº1 mundial tem estado dramaticamente a abaixo do esperado em pontos de break, o que provavelmente torna-o pior do que o nível a que realmente se tem exibido.

Ao longo dos últimos 12 meses em piso duro, Nadal tem uma larga vantagem quando olhamos a esta métrica (114% combinados vs 106% de Thiem) assim como novamente, tem desiludido em pontos chave. Ele perdeu apenas dois encontros de 27 neste período (derrotas para Djokovic e Kyrgios) e eu não antecipo uma derrota amanhã - ele deve colocar demasiada pressão sobre o serviço de Thiem e isso deverá ser fatal para o austríaco.

Opções de Handicap dignas de consideração


Na caminhada até ao início do encontro, eu espero que encontremos cotações em torno de 2.001/1 pela linha de -4.5 jogos para Nadal e eu gosto desta opção para aposta pré-jogo. Tendo em conta que espero uma partida mais orientada para o jogo de resposta, existe maior probabilidade de Nadal vencer pelo menos um set por uma boa margem de dois breaks o que nos deverá auxiliar imenso aqui.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

DICA DE APOSTA