Apostas Open da Austrália - Dia 9: Duo de elite não facilitará a caminho das meias-finais
"Isto também se manifestou nos anteriores confrontos entre eles com Djokovic a vencer todos os nove encontros até ao momento. Nessas ocasiões, ele venceu mais de 90% dos sets disputados e mais de 60% dos jogos de serviço, assegurando o seu serviço em mais de 92% das vezes."
O Open da Austrália avança para os quartos de final na terça-feira, e o nosso colunista de ténis, Dan Weston, regressa para prever dois jogos que poderão ser de sentido único...
Duo de elite extremamente favorito para atingir semifinal
Esta terça-feira iniciamos os quartos de final no quadro masculino e feminino, e com os dois encontros agendados para o dia envolvendo a metade inferior do quadro masculino, temo Roger Federer e Novak Djokovic como extremamente favoritos para marcarem confronto nas Meias-Finais.
O embate de Federer contra Tennys Sandgren está agendado para as 03:30 da manhã em Portugal e a lenda helvética está cotada em 1.111/9 para superar o surpreendente norte-americano, que já igualou a sua melhor prestação em Grand Slams ao chegar a esta fase - ele perdeu com Hyeon Chung aqui nos quartos de final de 2018.
Claro, Federer é um veterano em quartos de final de Grand Slams e não é uma surpresa que seja tão favorito para vencer - o meu modelo concorda com os preços do mercado - mesmo que as suas exibições aqui não estejam a ser tão boas quanto ele gostaria.
Sandgren com enorme sobre produção em pontos de break
No entanto, e mesmo considerando essas exibições, Federer continua a ter um nível bem superior a Sandgren até ao momento no torneio, vencendo mais 1% de pontos no serviço e 7% a mais na resposta, sendo interessante notar que Sandgren precisou de se superar de modo dramático na conversão de pontos de break (com base na expectativa de pontos no serviço e resposta) para chegar até esta fase. Ele superou as expectativas em quase 12% no que toca à salvação de pontos de break, e inacreditáveis 21% na resposta.
Ocasionalmente, alguns jogadores menos cotados tendem a consegui-lo a caminho das fases finais de Grand Slams pois só assim lá conseguem chegar, mas estes números são verdadeiramente extremos e devem aconselhar cautela ao mercado em relação a uma eventual sobrevalorização de Sandgren após este torneio, pois é provável que esta fase venha a ter um período de inversão. Eu antecipo que Federer irá seguir em frente sem demasiados problemas.
Djokovic com grande vantagem na resposta
Após este encontro, teremos um encontro que poderá ser bem mais renhido com base nos dados em piso duro nos últimos 12 meses entre Milos Raonic e Novak Djokovic, com Djokovic num preço ligeiramente superior a 1.162/13 por comparação com Federer contra Sandgren.
Embora Raonic até tenha assegurado mais vezes o serviço do que Djokovic nesta superfície nos últimos 12 meses, Djokovic quebra os seus adversários mais do dobro de Raonic, e isso continua a criar uma marcada diferença de habilidade entre os dois.
Raonic tem sofrido em confrontos anteriores
Isto também se manifestou nos anteriores confrontos entre eles com Djokovic a vencer todos os nove encontros até ao momento. Nessas ocasiões, ele venceu mais de 90% dos sets disputados e mais de 60% dos jogos de serviço, assegurando o seu serviço em mais de 92% das vezes. Apesar de Raonic ter um excelente serviço, um Djokovic de classe mundial tem sido capaz de o contrariar, e Raonic venceu apenas cerca de 60% dos seus pontos no serviço nesses embates, e mesmo filtrando isso apenas nos encontros em piso duro e indoor esses números mantêm-se num nível idêntico.
Infelizmente para aqueles em busca de surpresas, temos poucas evidências de que terão motivos para celebrar no dia nove do torneio, e eu sinto que teremos mais um dia em que os tenistas de elite mostrarão que continuam a dominar o circuito actualmente.
"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"