Palpites ATP Madrid Open: Outsider Opelka pode desfrutar de rápidas condições de jogo

Rafa Nadal mira um retorno feliz à competição no ATP Madrid

É tempo de prever a semana em Madrid com o Masters 1000 Madrid começando. Dan Weston retorna para analisar o evento e deixar seus palpites e sugestões de aposta...

"Opelka já venceu um título no saibro esta temporada em condições ligeiramente mais rápidas em Houston, então eu estou um pouco surpreso por o ver como não-favorito para esse duelo."

.

Esperadas rápidas condições de jogo em Madrid

Um prêmio total acima de $6.5m nos assegura que os melhores do mundo vão estar na capital espanhola essa semana para um evento de saibro, algo atípico no calendário ATP. Talvez não sendo a preparação ideal para o Open da França que se aproxima, as condições em Madrid são muito mais rápidas do que é normal no saibro.

Os pontos ganhos no saque e a percentagem de saques assegurados está muito acima da média no saibro, e em cerca de 64% e 79% respetivamente nos últimos anos nesse local, esses são números muito mais aproximados com os pisos duros. Aces por jogo e tiebreaks por set também estão muito acima da média em saibro, fortalecendo a ideia de que não devemos esperar por um torneio dominado pelos tradicionais especialistas no saibro.

Na verdade, eu consigo lembrar que algumas vezes nos últimos anos tivemos alguma valia em mercados de tiebreaks no primeiro set para partida envolvendo especialistas no saque, e claro se essa situação surgir durante o torneio, eu irei lhe sugerir isso em minhas matérias diárias.

Histórico de Nadal aqui abaixo de outros torneios no saibro

A dinâmica de um evento centrado nos saques também cria alguns problemas para Rafa Nadal. Algumas pessoas poderão estar pensando na ideia 'evento de saibro na Espanha - Rafa é vencedor certo' porém ele só venceu aqui por cinco vezes na carreira. Eu digo 'apenas' tendo em conta seu histórico noutros torneios, especialmente quando estamos num saibro com condições de jogo mais lentas onde ele se torna quase imbatível.

O 'Rei do Saibro' não vence aqui desde 2017, e um leque de jogadores fortes no saque ou que gostam de condições mais rápidas venceram aqui o evento ou chegaram na final em talvez circunstâncias inesperadas, incluindo Roger Federer (venceu duas vezes), Tomas Berdych, Andy Murray e Matteo Berrettini. Com isso em mente, não ignore os grandes jogadores no saque ou outros que joguem melhor em condições rápidas para causar sensação no torneio.

Se espera um primeira metade do quadro muito forte

Oito jogadores beneficiam de isenção na primeira ronda, e da primeira metade do quadro do sorteio, vamos ter muita competitividade com Novak Djokovic, Casper Ruud, Rafa Nadal e a sensação de 2022 Carlos Alcaraz todos na mesma seção. Nadal é o favorito do torneio a 3.2011/5, com Alcaraz em segundo a 4.507/2, e Djokovic ligeiramente acima em torno de 6.5011/2.

Assim, eu provavelmente anteciparia possíveis vindo somente da parte inferior do quadro, que tem Andrey Rublev, Stefanos Tsitsipas, Felix Auger-Aliassime e Alexander Zverev como favoritos. Somente Tsitsipas 5.509/2 está com valores abaixo das dezenas para o evento, o que ilustra que os grandes favoritos estão realmente na outra zona do sorteio.

Opelka ameaçador nessas condições de jogo

Temos vários jogadores que merecem ser seguidos na zona inferior do quadro incluindo Jannik Sinner, o especialista no saque Reilly Opelka que será difícil de quebrar o saque por parte de seus oponentes nessas condições, e Sebastian Korda, que chegou nas semifinais no Estoril na semana anterior e é um jovem jogador de grande potencial.

Infelizmente, Opelka e Korda se enfrentam na primeira ronda, o que deverá ser um dos confrontos da rodada. Opelka já venceu um título no saibro esta temporada em condições ligeiramente mais rápidas em Houston, então eu estou um pouco surpreso por o ver como não-favorito para esse duelo.

O mercado pode ainda sofrer mudanças, porém eu já vi Opelka com cotação de 101.00100/1 e isso é uma boa opção para jogar com o Cash Out durante o torneio caso ele consegiga avançar algumas rodadas.

Dos favoritos na parte inferior do quadro, Zverev e Tsitsipas são os melhores ao longo do último ano, e parecem favoritos a seguir adiante em suas zonas do sorteio, porém vou ficar com uma aposta ousada em Reilly Opelka para gerar alguma surpresa em Madrid durante essa semana.

Siga as dicas do Dan Weston no Twitter em @TennisRatings