Palpites Tênis - ATP Roma: Rei do Saibro vencerá antes do Open de França

Rafa Nadal busca o retorno aos títulos em saibro essa semana em Roma

Após o Masters de Madrid na semana anterior, o ATP Tour segue para mais um Masters em Saibro nessa semana na cidade de Roma. Dan Weston prevê o evento...

"...é provável que não seja uma surpresa ver que Rafa Nadal tem um registro muito superior aqui do que na capital do seu país, com o Rei do Saibro vencendo 10 títulos em Roma, incluindo no ano anterior e em três dos últimos quatro eventos."

Rafa Nadal para vencer o ATP Roma @ 3.6013/5 na Betfair Esportes

.

Jogadores continuam preparação para Open de França


Os melhores jogadores do circuito têm uma oportunidade final de atingir a melhor forma antes do Open de França, essa semana em Roma, com muito poucos tendendo a escolher atuar na última semana de aquecimento antes de um Grand Slam.

Então, com o Open de França começando a 22 de Maio, não resta muito tempo até ao grande evento do saibro - e as atuações dessa semana terão influência no mercado de Campeão desse evento, também.

Condições mais lentas do que Madrid devem favorecer Nadal


As condições de jogo em Roma não devem ser tão rápidas quanto costumam ser em Madrid. Os pontos ganhos no saque e aces por jogo são um pouco acima da média ATP nos últimos eventos, porém nada de relevante, e eu estou bem satisfeito em avaliar esse evento como um de velocidade média.

Considerando isso, é provável que não seja uma surpresa ver que Rafa Nadal tem um registro muito superior aqui do que na capital do seu país, com o Rei do Saibro vencendo 10 títulos em Roma, incluindo no ano anterior e em três dos últimos quatro eventos.

Ele bateu Novak Djokovic para comemorar seus últimos dois títulos, e já o conseguiu por quatro vezes na Final aqui anteriormente, com o tenista sérvio conseguindo sua vingança em duas ocasiões.

Djokovic baixando de nível até ao momento, esta temporada


O nº1 mundial Djokovic é o favorito do torneio, porém não há muito o separando de Nadal aqui no atual mercado de Campeão do Torneio, com ambos muito próximos, a 3.2011/5 e 3.6013/5 respetivamente.

O seu estatuto como líderes do mercado subiu após a desistência do campeão de Madrid, Carlos Alcaraz, que tomou a decisão de descansar antes do grande evento do Open de França.

Tanto Nadal como Djokovic estão na metade superior do quadro, o que impacta negativamente nas chances dos outros dois favoritos dessa zona, Felix Auger-Aliassime e Casper Ruud, e parece muito lógico pensar que será a ilustre dupla brigando na semifinal.

Enquanto Djokovic tem dados ligeiramente superiores em saibro na temporada, seu nível tem descido claramente este ano o que provavelmente pode ser atribuído a suas controvérsias fora da quadra que o impediram de atuar em todos os eventos que desejaria.

Com isso em mente, e a história do espanhol nesse torneio, eu fico feliz em ficar do lado de Nadal para superar Djokovic como meu favorito.

Thiem não deve incomodar Zverev ou Tsitsipas


Na metade inferior do quadro, somente o vencedor de 2017 Alexander Zverev dos favoritos chegou anteriormente na final, então, existe uma boa chance de um novo finalista nessa zona - o alemão, junto com Stefanos Tsitsipas são os mais prováveis de progredir aqui.

Ainda assim, essa zona do quadro sofrerá alterações com a desistência de Alcaraz, e existem alguns jogadores não-favoritos, incluindo Jannik Sinner, Cameron Norrie e, pelo menos historicamente, Dominic Thiem.

No entanto, mesmo em sua melhor forma, o registo de Thiem em Roma é pouco inspirador, com três derrotas em seus últimos quatro encontros aqui e somente uma semifinal para mostrar - na qual ele venceu somente um jogo na partida contra Djokovic em 2017

O tenista austríaco perdeu todas suas quatro partidas desde seu retorno após lesão em Março, todos começando como favorito pré-partida contra jogadores ranqueados fora do top-60, então suas expectativas devem ser rapidamente esvaziadas. Ele inicia contra Fabio Fognini, naquele que será certamente um dos mais difíceis e imprevisíveis encontros da primeira rodada.

Siga as dicas do Dan Weston no Twitter em @TennisRatings