Previsão ATP Tour Finals: Djokovic com preço curto para vencer o título

Favorito com preços abaixo de [2.00], Djokovic parece um pouco curto para o título...
Ver mercado

Com os oito melhores tenistas do circuito ATP em acção ao longo da próxima semana em Londres, o colunista de ténis da Betfair, Dan Weston, regressa com as suas opiniões no mercado para Vencedor do Torneio...

"Olhando ao seu nível mais recente, Djokovic tem um ascendente em todas as superfícies sobre os restantes, numa média de 110.0% combinado ao longo dos últimos três meses, mas esse ascendente não é de modo algum elevado sobre o adversário do seu grupo Alexander Zverev (108.1%), e Federer, que está a 106.7%."

Desistência de Nadal abre portas a Isner


O ATP Tour Final inicia-se no próximo Domingo na magnífica O2 Arena em Londres, e após a desistência de Rafa Nadal, e a consequente inclusão de John Isner, os dois grupos de quatro - dos quais se qualificam dois de casa para as semifinais - já foram sorteados.

Realisticamente, a desistência do espanhol é pouco surpreendente. Ele não jogou em Paris na semana passada, e com o Rei da Terra Batida a manter a sua actividade em court tão restrita para o seu evento favorito, ele só terá sido considerado um sério candidato pelo mercado devido à sua enorme reputação.

Djokovic com ligeiro ascendente sobre a concorrência


Na verdade, existe uma defesa semelhante acerca de Novak Djokovic. O seu nível em Paris na semana passada (105.8% combinado de pontos ganhos no serviço/resposta) foi mais bom do que espectacular, e embora tenha criado mais oportunidades que Roger Federer na Meia-Final, que acabaria por vencer num tie break no set decisivo, ele foi cotado a preço absurdo para esse encontro, e tivemos algum azar, pois por pouco não sugeríamos uma aposta vencedora em Federer a preço elevado.

Olhando ao seu nível mais recente, Djokovic tem um ascendente em todas as superfícies sobre os restantes, numa média de 110.0% combinado ao longo dos últimos três meses, mas esse ascendente não é de modo algum elevado sobre o adversário do seu grupo Alexander Zverev (108.1%), e Federer, que está a 106.7%.

Actual preço de Djokovic parece curto apesar das limitações dos rivais do grupo


Certamente, o actual preço de Djokovic no Intercâmbio para vencer o torneio, a [1.69] parece algo curto, e embora ele deva passear sem problemas num grupo com três tenistas que não têm impressionado em piso indoor esta época - todos estão entre uns medíocres 99% e 102% de dados combinados de pontos no serviço/resposta em indoor nos últimos 12 meses - ele pode encontrar maiores dificuldades na fase a eliminar.

Esses rivais no grupo de Djokovic - o Grupo Kuerten - não devem criar problemas aos coleccionadores de troféus este fim-de-semana. Todos os três têm registos negativos de vitórias-derrotas contra adversários do top-10 nos últimos 12 meses, assim como os registos negativo em indoor previamente mencionados. Eu ficaria surpreso se Zverev, Cilic ou Isner conseguissem vencer o título.

Federer favorito para vencer o Grupo Hewitt


Olhando ao Grupo Hewitt, Federer é claramente favorito nele e está a [3.75] para conquistar o evento no Intercâmbio. A lenda helvética adora condições indoor - como é evidenciado no seu registo de 21-2 nos últimos 12 meses em courts de piso rápido indoor - e embora não antecipe condições demasiado rápidas, eu sinto que a velocidade do court será mais do seu agrado do que a maioria dos pisos rápidos no exterior.

Federer precisava de preço superior para representar valor


A grande questão é se Federer representa valor a esse preço, e eu não estou convencido disso. Ele estava a cerca de [3.40] para bater Djokovic na semifinal de Paris no fim-de-semana e mesmo que aceitemos que esse preço estava incorrecto - como eu fortemente acredito - é difícil considerar um preço pouco superior a isso para ele vencer o torneio como aposta de valor se considerarmos que quase virtualmente ele terá de bater o sérvio para vencer o título, já para não falar que terá de batalhar para chegar a esse ponto.

Nishikori com a melhor hipótese de entre os outsiders


Com isso em mente, extrair valor deste evento é algo traiçoeiro. A final do ano passado de Grigor Dimitrov e David Goffin foi uma grande mudança em relação à lista de vencedores de elite que venceram esta década, e se considerarmos esse domínio dos quatro de elite uma tendência razoável, então é difícil considerar algum outsider com hipóteses viáveis de sucesso.

Talvez a melhor opção da lista do torneio de entre os não-favoritos seja Kei Nishikori. Ele tem um registo de 20-5 em torneios indoor nos últimos 12 meses, o que reflecte os excelentes 107.6% combinados nesta superfícies no mesmo período. Isso coloca-o na segunda posição (atrás de Federer) nesta estatística de entre os oito competidores, e existe uma decente argumentação para o considerar o 'melhor do pior' neste torneio.

O mercado Intercâmbio ainda precisa de mais alguma liquidez, e eu estou certo que os [20.00] oferecidos pelo nipónico ainda vão subir um pouco mais nos próximos dias. As linhas gerais dos mercados avaliam-no por volta ods [23.00], e ele parece a melhor aposta dos outsiders, de uma perspectiva de vencedor do torneio.

Primeiro Substituto Khachanov com dados impressionantes


Antes de me ir embora, também quero analisar o primeiro substituto do torneio, Karen Khachanov. O russo triunfou em Paris na semana passada e a sua vitória carimbou um enorme crescimento ao longo dos últimos meses, que certamente estão evidenciados em termos estatísticos.

Khachanov tem um registo de 18-6 em indoors nos últimos 12 meses, com um impressionante registo combinado de 107.6% de pontos ganhos no serviço/resposta - o mesmo que Nishikori, e consideravelmente melhor que a maioria dos participantes no Tour Finals. Eles também tem 107.8% em todas as superfícies nos últimos três meses - bem melhor que Nishikori, e até superior a Federer, e só ligeiramente abaixo de Djokovic e Zverev.

Está longe de impossível de vermos Khachanov a participar no evento, já que ele é o primeiro na lista de espera, portanto uma desistência de um jogador irá coloca-lo em court. Se tal ocorrer, e conseguirmos apostar nele por volta de [29.00], antes do evento, isto parece um bom valor de partida.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

Ver mercado