Apostas Aberto da França Dia 10: Duelo orientado para os jogos de resposta entre Schwartzman e Thiem

Diego Schwartzman pode sofrer no serviço contra Dominic Thiem...

As quartas de final se iniciam no Aberto da França no dia de hoje, e nosso colunista de tênis, Dan Weston, retorna para analisar os dois primeiros encontros dessa fase do torneio...

"Nesses quatro confrontos recentes, Thiem explorou realmente o fraco serviço do argentino - Schwartzman assegurou somente 57% das vezes o seu serviço nesses quatro embates - e temos tido encontros muito orientados para os jogos de resposta."

Jogos de resposta em destaque entre Schwartzman e Thiem


Hoje se inicia o calendário das quartas de finais do torneio com duas partidas - a primeira delas se iniciando às 13 horas (UK) | 09 (BR) - com o argentino Diego Schwartzman enfrentando o austríaco Dominic Thiem.

Thiem é o favorito a 1/21.50, o que parece ligeiramente elevado, porém nada demasiado relevante - ele é claramente superior em terra batida mas talvez um pouco vulnerável após os trabalhos a que foi sujeito frente a Hugo Gaston na quarta ronda, onde o jovem gaulês o forçou a cinco sets. Essa foi uma real surpresa tendo em conta o modo como Thiem tinha impressionado na ronda anterior contra o excelente norueguês Casper Ruud.

Schwartzman ainda não perdeu qualquer set no torneio, porém realisticamente, não tem sido propriamente testado, pois foi sempre favorito a 1/41.25 ou menos frente a todos seus quatro oponentes no torneio.

Esses dois se enfrentaram oito vezes anteriormente com os últimos quatro quando Schwartzman já estava perto ou dentro do top-20, e de 2019 para cá. Nesses quatro confrontos recentes, Thiem explorou realmente o fraco serviço do argentino - Schwartzman assegurou somente 57% das vezes o seu serviço nesses quatro embates - e temos tido encontros muito orientados para os jogos de resposta.

Isso também é evidenciado pela baixa projeção de jogos de serviço assegurados feita pelo meu modelo de análise, que aponta para ambos ficando abaixo dos 70%.

Sinner em evolução tem ainda muito que crescer para testar Nadal


Outro jogador que poderá sofrer para vencer consistentemente seus jogos de serviço é Jannik Sinner, com o impressionante adolescente italiano tendo a gigantesca tarefa de testar Rafa Nadal. O Rei da Terra Batida tem atropelado seus oponentes até ao momento, sempre em três sets com 8/12 acabando decididos por 6-2, 6-1 ou 6-0.

Embora Sinner seja um considerável passo em frente em termos de oposição a Nadal até ao momento, eu continuo considerando que seria uma enorme surpresa se ele batesse o espanhol esta tarde.

Atualmente, o mercado coloca Nadal favorito a somente 1/121.08 para seguir em frente, e essa foi a linha que meu modelo também projetou. Os dados de Nadal nos últimos 18 meses em terra batida são absolutamente sensacionais, e muito superiores à oposição - incluindo Novak Djokovic.

***

Siga Dan Weston no Twitter @TennisRatings